Estrela da Pistola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela da Pistola
Imagem de cor falsa da estrela e nebulosa da Pistola
Imagem de cor falsa da estrela e nebulosa da Pistola
Dados observacionais (J2000)
Constelação Sagittarius
Asc. reta 17h 46m 15.3s
Declinação -28° 50′ 04″
Magnit. apar. invisível
Detalhes
Massa 150 M
Raio 300-340 R
Luminosidade 106 L
Temperatura 14-21 000 K
Idade 2 × 106 anos

Estrela da Pistola, do original inglês Pistol Star, é uma hipergigante azul e uma das estrelas mais massivas conhecidas. Tem esse nome por estar na Nebulosa da Pistola, a qual é iluminada por ela. Calcula-se que atire ao espaço dez milhões de vezes mais luz que o Sol, sendo-lhe cem vezes mais massiva.

Com idade de três milhões de anos, a Estrela da Pistola pode ter pesado duzentas vezes a massa do Sol antes de expulsar muito de seu peso em violentas erupções que tiveram início de quatro mil a até seis mil anos atrás. É possível que estas erupções tenham criado a brilhante, enorme nebulosa em forma de pistola que a envolve. A nebulosa é tão grande (quatro anos-luz), que quase preencheria a distância entre o Sol e Proxima Centauri, a mais próxima estrela do Sistema Solar.

Os astrônomos estimam que a estrela produz em seis segundos tanta energia quanto o Sol produz em um ano. Queimando nesta taxa dramática, a Estrela da Pistola está destinada a ter vida curta e morte abrupta. Cientistas crêem que a estrela poderá morrer a qualquer momento numa espetacular supernova dentro dos próximos três milhões de anos. Para comparação, o Sol, que também está em sua meia-vida, ainda tem seis bilhões de anos pela frente até tornar-se gigante vermelha, e mais cem mil anos até finalmente falecer aos pouquinhos como uma anã branca e subsequente anã negra![1]

Com tamanho suficiente para preencher a órbita da Terra, a Estrela da Pistola encontra-se a vinte e cinco mil anos-luz de distância, bem perto do coração da Via Láctea, na direção da constelação de Sagitário.

Referências

  1. MACIEL, W. J. (1995). «O Futuro do Sol». Ciência Hoje das Crianças. Consultado em 16 maio 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estrelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.