Estrela do Mar Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrela do Mar
Nome Estrela do Mar Esporte Clube
Localização João Pessoa João Pessoa,  Paraíba,  Brasil
Licenciado.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Estrela do Mar Esporte Clube foi um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Foi fundado em 6 de maio de 1953.

Viveu seus dias de glória ao conquistar seu único título do Campeonato Paraibano em 1959 e disputar a Taça Brasil de 1960 do ano seguinte. O ano de 1960 foi também o último que disputou a elite do Campeonato Paraibano.[1]

Dois jogadores que passaram pelo clube chegaram até a Seleção Brasileira e conquistaram títulos importantes para o Brasil. Mazinho jogou tanto futsal quanto futebol quando tinha entre 12 e 13 anos. Do Estrela do Mar foi para o Santa Cruz jogar no time juvenil e depois se profissionalizou no Vasco da Gama.[2] Pela Seleção Brasileira, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, campeão da Copa América de 1989 e campeão da Copa do Mundo de 1994. Jogou por times do Brasil, Itália e Espanha.

Douglas Santos também jogou futsal pelo Estrela do Mar quando criança, depois foi para Recife jogar nos juvenis e se profissionalizar pelo Náutico.[3][4] Pela seleção sub-20 foi campeão do tradicional Torneio Internacional de Toulon em 2013 e em 2014, ganhou o Valais Youth Cup de 2013, e pela seleção olímpica conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.[5] Foi convocado pela primeira vez para a seleção principal em 2 de abril de 2013.[6] Em 31 de agosto de 2016, acertou com o Hamburgo, por 5 anos.[7]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Costa, Rammom; Parente, Renata (2015). Do Brilho ao ostracismo: Revista sobre o Estrela Do Mar Esporte Clube, Campeão Paraibano de futebol em 1959 (PDF). XXII Prêmio Expocom, XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Natal, Brasil. Consultado em 26 de novembro de 2015. 
  2. Monte, Rammom (2015). Estrela do Mar E.C: do brilho ao ostracismo (Trabalho de Conclusão de Curso). João Pessoa: Faculdade Maurício de Nassau. Consultado em 26 de novembro de 2016. 
  3. "Douglas Santos relembra início difícil em 'campinhos de terra' na Paraíba". globoesporte.com.
  4. «Paraíba tem o décimo convocado para Seleção Brasileira | SóEsporte». soesporte.com.br. Consultado em 2016-11-26. 
  5. «DOUGLAS SANTOS». Rio 2016. Consultado em 2016-11-26. 
  6. "Felipão convoca Neymar, Alexandre Pato e R10 para jogo contra a Bolívia". globoesporte.com.
  7. "Atlético-MG confirma venda de lateral Douglas Santos ao Hamburger | FOX Sports" (em pt-BR). FOX Sports.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.