Estrutura da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ver artigo principal: Igreja Adventista do Sétimo Dia

A forma de administração da IASD é representativa[1][2][3], misturando elementos episcopais (ou hierárquicos) e presbiterianos. Todos os representantes oficiais são eleitos a partir dos níveis mais básicos da igreja em nível sucessivo e nenhum cargo é permanente, embora possa haver reeleição.

Organização[editar | editar código-fonte]

A comunidade local da igreja é o nível fundamental[4] da estrutura organizacional e constitui na face pública da igreja. Todo adventista batizado é membro de uma igreja local e tem poder de voto naquela comunidade. Um número de cargos existem na igreja local, e são exercidos em geral (com exceção do pastor ou ministro, geralmente distrital) de forma voluntária. Os cargos que necessitam de ordenação (consagração através da imposição das mãos) incluem o pastor, ancião (equivalente ao presbítero), e diácono. Existem também cargos como o de tesoureiro e secretário da igreja, além de outros departamentos associados (chamados de ministérios) atendendo a necessidades distintas da igreja: Diaconisas, Jovens, Música, Escola Sabatina, Mulheres, Crianças e Adolescentes, ADRA local, Desbravadores, Aventureiros, Comunicação, etc. Todos estes cargos, exceto o de pastor, são apontados por voto de uma Comissão de Nomeação, eleita plenariamente pela igreja ou através da Comissão Administrativa da Igreja, que também tem sua composição a partir da membresia local.

Logo acima da igreja local, na estrutura administrativa, está a Associação, Missão ou Campo local. A Associação é uma organização de igrejas em um estado, ou parte dele, que administra e é proprietária dos bens e imóveis da igreja naquela região, além de organizar a arrecadação de dízimos e ofertas tanto para o pagamento dos pastores, obreiros e demais funcionários do campo, como também para enviar parte destes recursos para ajudar no custeio de projetos de evangelização. A Associação também é responsável por nomear e ordenar os pastores. Sua eleição se dá por assembléia de representantes nomeados nas igrejas de sua jurisdição.

Acima da Associação ou Missão está a União, que congrega várias Associações de uma área geográfica. O conjunto das diversas Uniões é chamado de Divisão. Um infográfico intuitivo deste sistema pode ser visto na página da União Portuguesa ou ainda no vídeo sobre como funciona a Igreja Adventistas produzido pela União Central, com sede em São Paulo.

A coordenação geral da administração da estrutura eclesiástica na IASD está a cargo da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia[5], que consiste de 13 divisões[6][7]. A Associação Geral é a autoridade final da igreja no delineamento de prioridades e metas, administração de projetos missionários e de instituições[8]. A mesma é chefiada por um presidente e uma equipe de vices-presidentes[9]. Atualmente o presidente é o pastor Ted Wilson[10], filho de um ex-presidente, Pr. Neal Wilson. Cargos mais elevados não implicam preeminência teológica ou espiritual, e os mesmos encargos teológicos pertencem a qualquer pastor em qualquer lugar do mundo. A Associação Geral tem seu escritório em Silver Springs, Maryland, EUA.

Cada organização, deste modo, é governada por uma reunião de Conferência Geral[11][12], que ocorre em intervalos pré-estabelecidos. São nelas que decisões gerais, incluindo a escolha de quem deverá ocupar os diferentes cargos para o próximo período. O presidente da Associação Geral é eleito a cada 5 anos. Delegados dessa Conferência geral são eleitos por organizações dos níveis mais básicos. Questões de caráter local são avaliadas e definidas pelas Divisões ou Uniões em suas assembleias ou reuniões de negócios locais com base nos regulamentos aprovados pela Associação Geral, quando necessário.

Divisões[editar | editar código-fonte]

A Igreja tem 13 Divisões espalhadas pelo mundo.[13]

  1. Divisão Sul-Americana [14]
  2. Divisão Interamericana
  3. Divisão Norte-Americana
  4. Divisão Transeuropéia
  5. Divisão África Meridional Oceano Índico
  6. Divisão Euro-Africana
  7. Divisão Euro-Asiática
  8. Divisão Centro-Leste Africana
  9. Divisão Centro-Oeste Africana
  10. Divisão Pacífico Norte Asiático
  11. Divisão Pacífico Sul Asiática
  12. Divisão Sul do Pacífico
  13. Divisão Sul Asiática

Referências

  1. SALES, Ranieri (tradutor) (2016). Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia 22 ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira. p. 28 
  2. «Manual da Igreja – Capítulo 3 Organização e Autoridade - Downloads de Materiais AdventistasDownloads de Materiais Adventistas». downloads.adventistas.org. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  3. «Meetings». www.adventist.org (em inglês). 16 de março de 2017. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  4. «Como é organizada a Igreja?». Igreja Adventista do Sétimo Dia - Institucional. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  5. «Conferência Geral». www.adventist.org. 4 de outubro de 2016. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  6. «Adventist World Statistics». adventiststatistics.org. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  7. «Home Page - Adventist Online Yearbook». adventistyearbook.org. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  8. «Departamentos». www.adventist.org. 10 de maio de 2017. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  9. «Chefia». www.adventist.org. 6 de fevereiro de 2017. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  10. «General Conference Presidents». www.adventistarchives.org (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2017 
  11. «General Conference Session». www.adventist.org (em inglês). 14 de março de 2017. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  12. «GC Session 2015 of the Seventh-day Adventist world church». 2015.gcsession.org (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2017 
  13. «Igreja Mundial». www.adventist.org. 6 de outubro de 2016. Consultado em 5 de outubro de 2017 
  14. «Como é organizada a Igreja?». Igreja Adventista do Sétimo Dia - Institucional. Consultado em 5 de outubro de 2017