Eucatex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2018).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético. (desde junho de 2018)
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{ER|6|2=~~~~}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Eucatex BM&F BovespaEUCA3 é uma industria de papel e celulose brasileira, criada em 1951. A fábrica de Chapas, a primeira, começou a operar em Salto no ano de 1954, voltada à produção e comercialização de forros e isolantes a partir de fibras de madeira de eucalipto. Os negócios evoluíram rapidamente. Hoje o empreendimento atende às necessidades de fabricantes de móveis, abastece grandes indústrias da construção civil, de embalagens, automóveis e brinquedos, além do mercado externo, com portas e chapas.

Hoje, o Grupo está presente nos segmentos da construção civil e indústria moveleira. É formado por um complexo de três fábricas: Chapas, Tintas e Vernizes operam em Salto. Painéis e Pisos funciona em Botucatu. A empresa possui ainda a Unidade Florestal, com um Viveiro de Mudas.

A Eucatex inaugurou em 2010 uma nova planta industrial no município de Salto, interior do Estado de São Paulo. A fábrica será responsável pela produção da linha de chapas T-HDF/MDF (Thin High Density Fiberboard e Medium Density Fiberboard).

A família Maluf é a controladora da empresa que é presidida por Flávio Maluf.

Construção Civil[editar | editar código-fonte]

No segmento construção civil, a Eucatex produz pisos laminados, divisórias modulares, tintas imobiliárias e portas.

Pisos Laminados Eucafloor[editar | editar código-fonte]

Em pisos laminados, a Eucatex é fabricante do Eucafloor, composto pelas linhas Prime, Evidence, Ambience e Elegance.

Em 2010, respondendo à forte demanda de arquitetos e decoradores pelos pisos laminados com réguas largas, especialmente nos projetos voltados a ambientes residenciais e corporativos de baixo tráfego, como hotéis, pousadas e pequenos escritórios, a Eucatex lançou a nova linha Eucafloor Evidence, que tem como grande diferencial a largura das réguas: 25 cm.

Divisórias Divilux[editar | editar código-fonte]

O sistema de divisórias Divilux 35 mm, indicado para o planejamento de salas e escritórios, com soluções que se adaptam perfeitamente a todos os tipos de projetos, dominam há décadas o mercado.

Portas[editar | editar código-fonte]

Distribuídas em quatro diferentes linhas (Formidur BP, Eucaplac, Base Pintura e Eucadur), as portas Eucatex destacam-se pela beleza e resistência comprovada por rigorosos testes. Possuem requadro com montantes e travessas de madeira, reforço para fechadura a meia altura nos dois lados e miolo com estrutura celular de formato hexagonal.

Tintas Eucatex[editar | editar código-fonte]

Com as linhas Eucatex Premium e Peg & Pinte, a Eucatex assegura uma grande variedade de opções em tintas e complementos para um acabamento de qualidade a qualquer obra. A Linha Eucatex Premium é composta de Acrílicas, Látex PVA, Esmaltes, Pisos, Óleo, Esmaltes e Vernizes. Já a Peg & Pinte, do Acrílico Plus, Vinil Acrílico, Esmalte Extra, Látex Acrílico e Látex Complementos. Além disso, profissionais e consumidores contam com o sistema tintométrico E-Colors, com mais de duas mil opções para a composição de cores.

Em 2010, a Eucatex entrou no segmento dos impermeabilizantes. A empresa lançou uma linha exclusiva para o controle e combate à umidade e infiltração em ambientes internos e externos. São dois produtos desenvolvidos especialmente para esse fim: o Eucatex Impermeabilizante Parede 5 em 1 e o Eucatex Impermeabilizante Branco para Lajes.

Indústria Moveleira[editar | editar código-fonte]

A Eucatex é um dos maiores fornecedores de painéis MDP, MDF e chapas de fibra de madeira do Brasil.

Os painéis MDP Eucatex, produzidos com o avançado sistema contínuo, tecnologia de ponta e 100% de madeira de eucalipto, são fornecidos para importantes indústrias de mobiliário do país e utilizados na fabricação de móveis residenciais, para escritórios, hotéis e instalações comerciais.

De fabricação mais recente, o MDF Eucatex é também produzido a partir de madeira reflorestada de eucalipto. Suas coleções são desenvolvidas com base nas tendências mundiais e em estudos que adaptam essas tendências ao diversificado gosto do brasileiro, marcado por regionalismos. Destinam-se tanto à fabricação de móveis seriados como sob medida, para residências e espaços corporativos.

Os painéis Eucatex destacam-se pelas coleções Lacca Cetin, com acabamento acetinado que confere efeito elegante e suave ao painel unicolor ou madeirado; Lacca AD, o primeiro painel alto brilho do mercado, revestido com verniz, o que confere reflexo e profundidade aos padrões madeirados e unicolores; e BP, com diferentes acabamentos: Arenato (confere relevo e brilho à textura, tornando-a mais evidente), Matt Plus (fosco, confere um toque aveludado à textura) e Natural Wood (valoriza os veios da madeira).

Para fundos de móveis e gavetas, tamburatos, revestimento de paredes e para fabricação de móveis residenciais, comerciais e corporativos, a Eucatex oferece a Chapa HPP BP, que possui esse nonme porque é fabricada com o substrato HPP, exclusivo da Eucatex, que reúne características físicas de alto desempenho e resistência.  Está disponível nos acabamentos Matt Plus, Arenato, Natural Wood e Texturizado Premium.

No segmento chapas de fibra, a Eucatex oferece o Eucadur, com face superior lisa para a fabricação de móveis residenciais e de escritórios, o Eucaplac, chapa dura para aplicação em fundos de móveis e gavetas, e o Formidur BP, de ótima resistência superficial à abrasão e ao impacto.

Sustentabilidade[editar | editar código-fonte]

A sustentabilidade da Eucatex é garantida por 45,7 mil hectares de florestas, todas localizadas no estado de São Paulo. A companhia é reconhecida por praticar o desenvolvimento sustentável, sendo a primeira empresa do setor a conquistar a ISO 9001, no ano 2000. Possui a certificação ISO 14001 e o Selo Verde certificado concedido pelo Forest Stewardship Council® (FSC), que atesta que o manejo de suas florestas está de acordo com rigorosos padrões socioambientais e econômicos.

Uma das ações mais importantes do Grupo teve início em 2008, com a implantação, em Salto, da primeira Linha de Reciclagem de Madeira em escala industrial da América do Sul. Por meio do Programa de Reciclagem de Madeira, a empresa faz a captação de descartes de resíduos de madeira, gerados por outras empresas num raio de até 120 Km de Salto. Esses resíduos são oriundos de embalagens, paletts, pontaletes, retalhos de móveis, material de construção civil, madeiras diversas, devidamente selecionados e limpos.

A estrutura sistêmica da Linha, que tem capacidade para processar 20 mil toneladas/mês, consegue identificar o tipo de material gerado pelos fornecedores e transformá-lo em cavaco, sendo que 100% do material é utilizado para a geração de energia nas caldeiras das fábricas, cujo consumo gira em torno de 9.000 tons/mês, ou seja, 108.000 tons/ano.  Esse volume representa 540.000 m3 de madeira. Ou seja, por meio do processo, a Eucatex deixa de cortar o correspondente a 216.000 árvores em suas fazendas a cada ano.

Preocupação com as novas gerações[editar | editar código-fonte]

A preservação do meio ambiente, o manejo responsável das florestas plantadas, a promoção do crescimento e integração social nas comunidades e regiões onde está inserida, a disseminação de conceitos como sustentabilidade, biodiversidade, reciclagem; a diminuição da geração de resíduos, a conscientização local e global.  Esses são conceitos e valores que motivaram a Eucatex a criar e implantar, em 1999, o Programa de Educação Ambiental – PEA – Casa da Natureza, em Bofete (SP).     

Em quase duas décadas, o PEA já recebeu mais de 27.300 visitantes que são, na sua maioria, estudantes da rede pública de ensino municipal das cidades de Bofete, Salto e região, com idade entre 10 e 12 anos (6° ano). Ao longo dos anos, o Programa foi se tornando mais interativo e cativante para que os participantes tenham a oportunidade de, por alguns momentos, desligar-se da tecnologia e aproximar-se da paisagem e dos sons da natureza.

O objetivo é promover a conscientização e inserção na realidade local, proporcionando a noção da importância das ações diárias dos participantes em sua realidade local, seja em sua própria casa, rua, bairro, escola e cidade.

Relação com Investidores - RI e resultados[editar | editar código-fonte]

As ações PN da Eucatex estão listadas na B3 com código EUCA4. Em 2017, a companhia registrou lucro líquido de R$ 65,3 milhões. Em um ano de discreta melhora na atividade econômica, o Grupo realizou uma permuta de ativos com a Duratex, com a finalidade de aumentar a sua capacidade de Chapas de Fibras, que ainda aguarda aprovação do CADE.

Referências