Mathias Tolentino Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Euclides Tolentino Braga)
Mathias Tolentino Braga
Abade da Igreja Católica
Abade-emérito do Mosteiro de São Bento (São Paulo)
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer
Bispo Dom Eduardo Vieira dos Santos
Abade-geral Dom Gregory Polan
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem de São Bento
Diocese Arquidiocese de São Paulo
Nomeação abril de 2006
Entrada solene 14 de maio de 2006
Mandato 2006 - 2021
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 25 de abril de 1998
por Dom Frei Cláudio Cardeal Hummes, O.F.M.
Nomeação abade abril de 2006
Brasão abade
Dados pessoais
Nascimento Presidente Olegário
1965 (59 anos)
Nome religioso Mathias Tolentino Braga
Nome nascimento Euclides Tolentino Braga
Nacionalidade brasileiro
Residência Mosteiro de São Bento (Salvador)
Progenitores Mãe: Lázara Tolentino Braga
Pai: Adão Braga
Títulos anteriores Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Mathias Tolentino Braga O.S.B., nascido Euclides Tolentino Braga (Presidente Olegário, 1965) é um monge beneditino, Abade emérito do Mosteiro de São Bento (São Paulo). Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos (1992).

Após visita apostólica oriunda de denúncias relacionadas à administração do Mosteiro de São Bento de São Paulo, foi destituído do cargo no dia 19 de abril de 2021, por ordem Da Santa Sé.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Nasceu na Fazenda Rio do Peixe, em Presidente Olegário, MG, Diocese de Patos de Minas, filho de Adão Braga e Lázara Tolentino Braga, um dos seis filhos e filhas do casal. Fez toda sua iniciação cristã na Paróquia de Santa Rita, dessa diocese. Mudando-se para a capital federal, ali concluiu o segundo grau, no Colégio Marista de Brasília. Em 1983 conclui formação técnica em processamento de dados.

Formação Militar[editar | editar código-fonte]

Em 1984 recebe o espadim de cadete aviador da Força Aérea Brasileira, Academia da Força Aérea, em Pirassununga, concluidos os cursos de paraquedista, voo a vela e aviação militar, incluindo acrobacias aéreas. Em 1987 recebe a espada de oficial da FAB, no CTA de São José dos Campos.

Vocação religiosa[editar | editar código-fonte]

Tendo concluído em 1992 o curso de engenharia eletrônica do ITA, ingressa no dia 11 de fevereiro do ano seguinte como postulante no Mosteiro de São Bento, iniciando o noviciado em junho. Fez a profissão simples em agosto de 1995 e a solene em agosto de 1998, tendo cursado filosofia na Faculdade de São Bento e teologia no Instituto Salesiano de Teologia Pio IX. Recebeu a ordenação como diácono em setembro de 1998, do Bispo de São José do Rio Preto, D. Orani Tempesta, OCist. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 25 de abril de 1998, pelas mãos de D. Cláudio Hummes OFM, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Carreira monástica[editar | editar código-fonte]

Nomeado celereiro (ecônomo) do mosteiro, em 2001; nomeado prior, em 2004; assume como Prior Ordinário, em março de 2006; eleição abacial em abril de 2006. Em 14 de maio de 2006 realiza-se a solene Bênção Abacial (efetivação como abade do mosteiro). No curso da vida monástica foi formador de noviços e professos simples por oito anos; quatro anos como professor de filosofia; cinco anos como celereiro, gerindo o patrimônio do Mosteiro de São Paulo, Colégio de São Bento, Faculdade de São Bento, Fazenda São Bento do Parateí, Mosteiro Beneditino de Sorocaba e Mosteiro Beneditino de Jundiaí. Em 19 de abril de 2021, na conclusão da Visita Apostólica ao Mosteiro de São Bento foi removido de seu cargo de abade pela Sé Apostólica.

Honorificências e funções sociais[editar | editar código-fonte]

É Cidadão Paulistano, por Lei Municipal de 2008.

É membro, desde fevereiro de 2011, do CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo.

Referências[editar | editar código-fonte]