Euforia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Euforia (desambiguação).

A Euforia (do grego εὐφορία, "poder de perseverar facilmente")[1] [2] é medicamente reconhecida como uma condição mental e emocional na qual uma pessoa experiencia sentimentos intensos de bem-estar, elação, felicidade, entusiasmo e alegria.[3] Tecnicamente, a euforia é um afeto,[4] mas o termo é muitas vezes usado coloquialmente para definir uma emoção combinando um estado intenso de felicidade transcendente com uma esmagadora sensação de contentamento.[carece de fontes?]

A euforia é geralmente considerada como um estado de bem-estar físico e emocional exagerado, por vezes induzido pelo uso de drogas psicoativas e normalmente não atingido durante o curso normal da experiência humana. No entanto, alguns comportamentos naturais, como atividades que resultem em orgasmo, amor, ou o triunfo de um atleta, podem induzir breves estados de euforia.[4] A euforia também já foi citada durante certos rituais religiosos ou espirituais e meditação.[5] A euforia também pode ser o resultado de um distúrbio mental, incluindo o distúrbio bipolar, a ciclotimia e o hipertiroidismo, e também pode resultar de um ferimento na cabeça.[3] A euforia também pode ocorrer em caso de doenças que afetem o sistema nervoso, como a sífilis e a esclerose múltipla.[6]

Referências

  1. Liddell, George Henry; Scott, Robert. «εὐφορ-ία , ἡ». A Greek-English Lexicon (em inglês). Perseus. Consultado em 15 de abril de 2013. 
  2. Harper, Douglas. «Euphoria» (em inglês). Online Etymology Dictionary. Consultado em 15 de abril de 2013. 
  3. a b «Euphoria». Symptoms (em inglês). RightDiagnosis.com. Consultado em 15 de abril de 2013. 
  4. a b «Key DSM-IV Mental Status Exam Phrases» (em inglês). Gateway Psychiatric Services. 2010-03-11. Consultado em 15 de abril de 2013. 
  5. Corby, Roth, Zarcone & Kopell. Psychophysical Correlates of the Practice of Tantric Yoga Meditation. Archives of General Hackett, 1978.
  6. Hayward, Rhodri; Blakemore, Colin (ed.); Jennett, Sheila (ed.) (2001). The Oxford Companion to the Body (em inglês) (Oxford: Oxford University Press). ISBN 978-01-98524-03-8. 
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Euforia.
Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.