Eugênio de Proença Sigaud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:

Eugênio de Proença Sigaud (Porciúncula, 1899 — Rio de Janeiro. 1979), foi um pintor, gravador, artista gráfico, ilustrador, cenógrafo, crítico, professor, arquiteto e poeta brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1921 frequenta o curso livre da Escola Nacional de Belas Artes - ENBA, e é aluno de Modesto Brocos. Mais tarde, em 1927, ingressa no curso de arquitetura da ENBA, que conclui em 1932. Sigaud participa do 38.º Salão Nacional de Belas Artes, organizado em 1931 pelo urbanista Lúcio Costa, conhecido como Salão Revolucionário por permitir a exibição da obra de todos os inscritos, causando a polêmica que leva ao afastamento do urbanista da direção da instituição. Sigaud torna-se um dos principais porta-vozes do muralismo ao publicar, no mesmo ano, o artigo Por que É Esquecida entre Nós a Pintura Mural?, no Jornal de Belas Artes. É um dos artistas brasileiros selecionados para a 1.ª Bienal Internacional de São Paulo, no Pavilhão do Trianon. A convite de seu irmão, o bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud, projeta e decora a Catedral Metropolitana de Jacarezinho, no Paraná, entre 1954 e 1957.

Referências

  1. «Sigaud». Enciclopédia Itaú Cultural. Itaú Cultural. Consultado em 22 de julho de 2018 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BIENAL Brasil Século XX (1994 : São Paulo, SP), AGUILAR, Nelson (org.). São Paulo : Fundação Bienal de São Paulo, 1994. 516 p. il. color.
  • GONÇALVES, Luiz Felipe. Sigaud o pintor dos operários. Apresentação Edson Motta, Oscar Niemeyer; comentário Quirino Campofiorito. S.l. : L.F. Editorial Independente, 1981. 137p. il. p.b. color.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.