Eugen Ruffínyi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eugen Ruffínyi
Engenharia
Nascimento 1 de março de 1846
Morte 13 de janeiro de 1924 (77 anos)
Atividade
Campo(s) Engenharia

Eugen Ruffinyi (1 de março de 184613 de janeiro de 1924) foi um engenheiro de minas e espeleólogo amador que, junto com Gustav Lang Andreas Mégas, foi o primeiro a explorar a caverna de gelo ''Dobšinská''.

Antecedentes e educação[editar | editar código-fonte]

Eugen Ruffinyi e sua família mudaram da Itália para a Eslováquia, na cidade de Dobšiná, devido ao trabalho de seu pai como engenheiro de minas. Isto sugere que seu nome original era provavelmente Ruffini. Eugen frequentou a escola primária em Dobšiná, e o ensino médio em Kežmarok. Ele então, realizou estudos sobre mineração na cidade de Banská Štiavnica, onde obteve o seu diploma em 1869. Em seu retorno para a cidade de Dobšiná, se tornou um supervisor de mineração e posteriormente inspetor metalúrgico.

Exploração da Caverna de Gelo Dobšinská[editar | editar código-fonte]

Em 1869, Ruffinyi e seu amigo, o tenente Gustav Lang, estavam em um morro denominado Duča, próximo a Dobšiná, onde Eugen jogou uma pedra em uma fenda conhecida pela população local como Studena Diera (Buraco Frio). Devido aos múltiplos ecos e a demora dos sons em alcançá-los, Ruffinyi e Lang chegaram a conclusão de que aquela caverna se estendia em muito além da entrada.Decidiram, então, retornarem para uma exploração mais detalhada. Em 15 de Junho de 1870, Ruffinyi foi o primeiro a entrar na caverna de gelo, deslizando por uma corda feita de cânhamo, ficando mundialmente conhecido.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

A escola elementar de Dobšiná, é nomeada em sua homenagem.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) geólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.