Euglenoidea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção Euglenida deverá ser fundido aqui. (desde dezembro de 2013)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Como ler uma caixa taxonómicaEuglenóide
Ocorrência: Eoceno (53.5Ma) - actualidade[1]
Esquema de uma Euglena sp.

Esquema de uma Euglena sp.
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Protista
(sem classif.) Excavata
Filo: Euglenozoa
Classe: Euglenoidea
Bütschli 1884
Grupos principais
Fototróficos

   Euglenales
   Eutreptiales
Osmotróficos
   Rhabdomonadales
Fagotróficos
   ?Heteronematales
   ?Sphenomonadales

Euglenóides ou euglenófitas são um grupo de Protistas integrantes do filo Euglenozoa (também chamado de Divisão Euglenophyta na botânica) e classe Euglenoidea, que vivem em água doce. Como exemplo desses protistas pode-se citar a Euglena viridis, que é dotada de um flagelo frontal e se reproduz por cissiparidade. Quando sua reprodução é intensa, a água pode exibir coloração esverdeada.

As espécies de euglenóide Peranema e euglena estão entre os flagelados mais familiares. O corpo é alongado com uma invaginação, o reservatório, na extremidade anterior. O citóstoma está na base do reservatório e ligado a uma citofaringe. Algumas espécies possuem vacúolo contrátil que descarrega no reservatório, e dois flagelos, cada um apresentando uma série de mastigonemas.

Uma característica interessante dos euglenóides é que, quando submetidos a situações adversas, em que a fotossíntese seja dificultada pela falta de iluminação, eles podem adquirir características de protozoários e se alimentar, como um ser heterótrofo.

Referências

  1. lee, R.E.. Phycology, 4th edition. [S.l.]: Cambridge University Press, 2008. ISBN 978-0521638838

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.