Eun Ji-won

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Eun.
Eun Ji-won
Eun Ji-won durante a Yellow Note Concert em 2016.
Informação geral
Também conhecido(a) como G1, G, G-One, Eun Cho-ding (은초딩)
Nascimento 8 de junho de 1978 (40 anos)
Local de nascimento
 Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, Hip hop, R&B, rap
Ocupação(ões) Rapper, compositor, apresentador, ator
Período em atividade 1997 – presente
Gravadora(s) Daesung Entertainment
(1997–2000)
GYM Entertainment(2000–2016)
YG Entertainment
(2016–presente)
Afiliação(ões)
Eun Ji-won
Nome de nascimento
Hangul 은지원
Hanja 殷志源
Romanização revisada Eun Ji-won
McCune-Reischauer Ŭn Chiwŏn

Eun Ji-won (em coreano: 은지원; nascido em 8 de junho de 1978)[1] é um rapper, compositor, apresentador e ator sul-coreano, membro do boy group Sechs Kies.[2] Após a dissolução do grupo em 2000, Eun prosseguiu em carreira solo em 2001, com o lançamento de seu primeiro single "A-Ha" e concentrou-se principalmente no gênero hip-hop desde então. Além de sua carreira musical, ele também atua como ator, tendo seu papel mais notável no drama coreano Reply 1997 (2012) e integrando o elenco de programas como 2 Days & 1 Night (2007-2012) e New Journey to the West (2015-atualmente), dentre outros.

Em 2016, Eun assinou contrato com a YG Entertainment e reuniu-se novamente com os integrantes do Sechs Kies.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eun nasceu em 8 de junho de 1978, sua mãe foi uma cantora e fez parte do grupo feminino Lily Sisters.[3] Ele foi educado na escola Hawaiian Mission Academy, localizada no Havaí, Estados Unidos, onde frequentou dos 9 aos 12 anos. Eun era colega de escola de Kang Sung-hoon, que mais tarde também tornou-se membro do grupo Sechs Kies.[4] Seu tio avô é o ex-presidente Park Chung-hee e sua tia paterna é a ex-presidente Park Geun-hye que sofreu um processo de impeachment aprovado em 2017.[5][6]

Carreira[editar | editar código-fonte]

1997–2000: Sechs Kies[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sechs Kies

Eun Ji-won e Kang Sung-hoon foram descobertos pelo presidente da Daesung Entertainment, Lee Ho Yeon, que estava de férias no Havaí. Lee formou o Sechs Kies, um grupo masculino de seis membros no qual Eun tornou-se o líder, rapper principal e sub-vocalista.

O grupo estreou em 1997 e se separou em 2000. Eun descreveu seu tempo com o grupo como cansativo, recordando que os membros voltavam para a casa de seus pais para fugir do cronograma exaustivo[7] e que a gravadora planejava muitas de suas aparições na mídia sem consultar os membros. Durante esse período, a popularidade do grupo era bastante similar à de H.O.T. Em 18 de maio de 2000, o Sechs Kies anunciou o encerramento de suas atividades e cada membro seguiu em caminhos diferentes.

Embora o Sechs Kies tenha se dissolvido em 2000, Eun apresentou-se com J-walk, uma dupla formada pelos ex-membros do Sechs Kies, Kim Jae-duck e Jang Su-won em 2002. Em 2007, eles estiveram juntos novamente em programas como Yoon Do Hyun's Love Letter e Music Bank, ambos da KBS. Em 2 de março de 2008 Eun e J-Walk cantaram a canção "Couple" no casamento de Lee Soo-geun, e ele ainda foi destaque na faixa-título do terceiro álbum da dupla, My Love, bem como em seu vídeo musical.

2000-2010: Estreia solo, programas de televisão e GYM Entertainment[editar | editar código-fonte]

Após o Sechs Kies dissolver-se, Eun iniciou sua carreira como solista ainda em 2000, com o lançamento de um extended play (EP), que incluiu o single "A-Ha" em 27 de outubro. Posteriormente, ele lançou seu primeiro álbum de estúdio, G Pop, com todas as canções escritas pelo mesmo em 29 de março de 2001. Com o sucesso de seu primeiro álbum, Eun refinou seu estilo e experimentação em sua música com seu segundo álbum, Heavy G.

Em 2003, assinou contrato com a Waltz Music Entertainment.[8] Seu terceiro álbum de nome Drunk on Hip Hop, foi lançado em 6 de setembro do mesmo ano, contendo o single "Drunk on Melody",[9] que o levou a vencer os prêmios de hip hop do SBS Gayo Awards e KMTV Korean Music Awards. Em 2004, Eun estrelou o filme de comédia romântica Marrying High-School Girl (여고생 시집가기) com Lim Eun-kyung, que foi lançado em 23 de dezembro. Em meados de 2006, realizou uma pausa na indústria do entretenimento, porém fez uma aparição em um concerto do grupo The Movement (무브먼트) (um grupo de rappers e artistas de hip-hop da Coreia do Sul) em 13 de maio.

Durante o ano de 2007, Eun retornou com uma série de atividades, seu single de hip hop latino "Adios", foi lançado e incluído como uma versão instrumental no álbum Love, Death, Introspection (사랑 死랑 思랑), lançado em 30 de outubro.[10][11] Ele também tornou-se parte do elenco do programa de variedades 1 Night 2 Days da KBS e substituiu Kim Jong Min no programa Come To Play (놀러와) da MBC, que o deixou a fim de cumprir seu serviço militar. Além disso, Eun fez parte do elenco do programa Jihwaza (작렬! 정신통일) da SBS, antes do mesmo ser cancelado em setembro do mesmo ano.

Em 2008, Eun colaborou na canção "Fox" do EP de estreia de Moon Ji-eun da Starship Entertainment.[12] No mês de junho, ele colaborou com a dupla J-Walk na canção "My Love". Mais tarde naquele ano, Eun lançou G Code. Seu single foi "Dangerous", uma versão da canção de mesmo nome de Kardinal Offishall com a participação de Akon. No início do ano de 2009, Eun deixou a CH Entertainment e abriu a sua própria agência, a GYM Entertainment. Seu primeiro artista a ser lançado foi a cantora e rapper Gilme. Eun fez uma participação em sua canção de estreia, "Love Cuts", além de apresentar-se com ela.[13] Além disso, seu quinto álbum de estúdio Platonic, foi lançado com a faixa-título "Siren" e em conjunto pela GYM Entertainment e Starship Entertainment.

2011–2016: Projeto Clover, HotSechgodRG e retorno de Sechs Kies[editar | editar código-fonte]

Eun Ji-won no Melon Music Awards de 2016.

Em 31 de março de 2011, Eun juntamente com Gilme e Mr. Tyfoon formaram o grupo Clover, que recebeu destaque como o novo grupo de Eun Ji-won após 10 anos desde a dissolução do Sechs Kies.[14] Seu EP Classic Over conteve o single "La Vida Loca", que atingiu o topo da parada do Cyworld mesmo após duas semanas de seu lançamento.[15] Em 29 de setembro foi lançado o single digital "A Guy Who I Know (아는 오빠)".[16] Em janeiro de 2012, Clover venceu o prêmio de Hip-Hop/Rap do Seoul Music Awards.[17] Mais tarde lançaram mais dois singles digitais: "Pork Soup (돼지국밥)" em 14 de agosto de 2012 e "Trickling (주르륵)" em 18 de novembro de 2013.[18][19]

Em 2013, Eun juntamente com Chun Myung-hoon do NRG, Tony An e Moon Hee-joon do H.O.T. e Danny Ahn do g.o.d estrelou um novo programa da QTV chamado Handsome Boys of the 20th Century[20], com o intuito de se iniciar uma versão em reality show do drama Reply 1997, do qual Eun foi integrante do elenco.[21] Os cinco membros apelidaram-se de HotSechgodRG, uma fusão dos nomes de seus respectivos grupos masculinos, pertencentes a primeira geração de ídolos coreanos. O programa obteve uma recepção positiva levando ao HotSechgodRG a aparecer em outros programas como Immortal Songs: Singing the Legend, Happy Together e Hwasin – Controller of the Heart (화신). Em maio de 2014, foi anunciado que HotSechgodRG iria retornar através de um novo programa, Moon Hee-joon, Eun Ji-won, Danny Ahn e Chun Myung Hoon, estrelaram o programa W.I.S.H. "(Where is My Super Hero?)", que foi exibido de 19 de julho a 9 de agosto de 2014 na Onstyle.[22][23]

Em 2016, Eun reuniu-se com os membros do Sechs Kies para uma participação no programa de variedades Infinite Challenge (com exceção de Ko Ji-yong) e assinou junto com os membros, um contrato com a YG Entertainment.[24] O grupo realizou uma apresentação de retorno em 10 e 11 de setembro no Olympic Gymnastics Arena em Seul. Em 19 de agosto, Eun juntou-se ao elenco do programa Flower Crew, juntamente com seu companheiro de Sechs Kies, Lee Jai-jin.[25] Entretanto, ambos deixaram o programa para se concentrarem nas atividades promocionais do grupo,[26] que foram realizados através de concertos durante o restante do ano.

2017–presente: The Dynamic Duo e atividades no Japão[editar | editar código-fonte]

Eun Ji-won no Seoul Music Awards de 2017.

Em 16 de fevereiro de 2017, a TvN anunciou que Eun se juntaria ao elenco de seu novo programa The Dynamic Duo.[27] Em 18 de março, ele reabriu seu fã-clube oficial de nome 1KYNE e dez dias depois, o mesmo foi aberto oficialmente para inscrições. Mais de trinta mil pessoas tentaram acessar o website, causando problemas de tráfego.[28] Em abril, Eun juntou-se ao Sechs Kies para a promoção de seu álbum de compilação The 20th Anniversary, em comemoração ao aniversário de vinte anos do grupo'. No mesmo mês, ele lançou também a canção "Love Song" como parte da trilha sonora do drama da OCN, My Secret Romance.[29] Em maio a YG Entertainment anunciou, que o Sechs Kies realizariam sua estreia no mercado de música japonês, com o lançamento de The 20th Anniversary no país no mês de julho.[30] Em 16 de agosto, a agência também anunciou que Eun havia assinado oficialmente um contrato individual com a mesma.[31]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Eun Ji-won

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1998 Seventeen Kim Joon Tae
2004 Marrying a High-School Girl Park Ondal
2009 The Missing Lynx Lynx (dublagem)

Dramas de televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Canal Título Papel Notas
2001 MBC Nonstop Eun Ji-won Aparição especial
2002
2003
2007 New Heart New Resident Participação
2012 tvN Reply 1997 Do Hak Chan
2013 tvN Reply 1994 Do Hak Chan Participação
2016 JTBC My Wife's Having an Affair this Week Participação

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Ano Canal Programa Parceria
2008-2009 SBS Inkigayo Huh E-jae
2009 MBC Lord of the Rings (반지의 제왕) Lee Soo-geun, Marco
2010 KBS Idol League Moon Hee-joon
2012 tvN Three Idiots (세 얼간이) Lee Soo-geun, Kim Jong-min
Mnet Show Me the Money, Season 1
2013 Mnet Show Me the Money, Season 2
QTV Handsome Boys Communication - EunHee Clinic (미소년통신-은희상담소) Moon Hee-joon
KBS Immortal Songs 2 Moon Hee-joon
KBS Vitamin Lee Hwi-jae, Park Eun Young
2014 JTBC Same Age (동갑내기) Kim Gu-ra, Moon Hee-joon, Brian Joo

Vídeo musicais[editar | editar código-fonte]

Participações em vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista
2008 Fox Moon Ji Eun
My Love J-Walk
Blazing Sun (불타는 태양) Mr. Typhoon
Let's Go As Far As We Can ( 갈 때까지 가보자) Lee Soo-geun
2009 Love Cuts (러브 컷츠) Gilme
Beautiful Lady ICON
2010 Present (선물) K.Will

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Resultado
2001 SBS Gayo Daejeon Prêmio de Popularidade do Internauta Venceu
2003 SBS Gayo Daejeon Prêmio de Hip Hop Venceu
2003 KMTV Korean Music Awards Prêmio de Hip Hop Venceu
2010 KBS Entertainment Awards Melhor Entertainer Venceu
2011 KBS Entertainment Awards Melhor Entertainer Indicado
2011 KBS Entertainment Awards Grande Prêmio (Daesang)
(juntamente com os membros de 1 Night 2 Days)
Venceu

Referências

  1. (em coreano) 네이버 인물검색 - 은지원 Naver. 22 de dezembro de 2016. Consultado em 16 de setembro de 2017
  2. «About the artist». Official SECHSKIES Facebook. Eun Jiwon is the official English name. 
  3. «Eun Jiwon Reveals His Mother Was A Girl Group Member». Soompi. 23 de agosto de 2014. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  4. (em coreano)멤버중 은지원과 강성훈이 이곳 하와이 미션 아카데미를 다녀 고향을 찾은 셈이 되었다
  5. (em coreano)연예프리즘 대한민국 '연예계 귀족' 누가 있나?
  6. «Eun Ji Won makes Instagram private after President Park's impeachment news». Allkpop. 9 de dezembro de 2016. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  7. «은지원, 젝키 시절 H.O.T '땜빵' 거절할 수 없었던 이유». edaily. 21 de julho de 2008. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  8. «The Latest on Hip Hopper Eun Jiwon». KBS World. Consultado em 6 de novembro de 2016. 
  9. «Eun Jiwon Shows off Hip-hop Style». KBS World. Consultado em 6 de novembro de 2016. 
  10. «Rapper Eun Returns with Latin Hiphop». KBS Global. 30 de outubro de 2007 
  11. «은지원, 2년 6개월 만에 컴백… 라틴 힙합 'ADIOS' 발표] 조이 뉴스 24» (em coreano). inews24. 30 de outubro de 2007. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  12. «은지원, 문지은 데뷔곡 '여우가' 피처링 참여...6년 우정 과시» (em coreano). Chosun. 8 de abril de 2008 
  13. «Eun Jiwon Backs a New Artist». KBS world. 9 de julho de 2009. Consultado em 6 de novembro de 2016. 
  14. «"은지원, 젝키 해체 후 10년 만에 그룹 결성", 김은구 기자, 이데일리» (em coreano). SPN. 22 de março de 2011. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  15. «"은지원 클로버, 차트 1위 역주행! '1박2일' 효과?", 백지은 기자» (em coreano). Chosun. 15 de abril de 2011. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  16. «클로버, '아는오빠'로 어장관리녀 풍자...'라비다로카'인기 잇나, 황미현 기자» (em coreano). OSEN. 29 de setembro de 2011. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  17. «<포토뉴스> 클로버, '서울가요대상' 힙합상 수상!, 송재원 기자, 헤럴드 경제» (em coreano). Herald. 19 de janeiro de 2012. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  18. «<새음반> 클로버 '돼지국밥', 연합뉴스 2012년 8월 14일» (em coreano). Yonhapnews. 14 de agosto de 2012. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  19. «은지원, 클로버로 가수 복귀…신곡 '주르륵' 공개, 오세훈 기자» (em coreano). DongA. 18 de novembro de 2013. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  20. «New variety show, Handsome Boys of the 20th Century is about to air». bntnews 
  21. «'해피투게더' 핫젝갓알지 특집 "예능판 응답하라 1997"» (em coreano). DongA. 12 de julho de 2013. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  22. «핫젝갓알지 예능 '위시' 대박 조짐? 첫 녹화 은지원 "화장실 앞에서 귀신 봤다"» (em coreano). 10Asia. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  23. «핫젝갓알지 '위시', 오늘(9일) 종영…"다시 오겠다"» (em coreano). ytn. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  24. «SECHS KIES Joins YG with a Contract that Ensures Special Treatment Similar to that of BIGBANG». YG Life. 12 de maio de 2016. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  25. «Sechskies' Eun Jiwon and Lee Jaijin to join 'Flower Crew'». Allkpop. 20 de agosto de 2016. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  26. «WINNER's Kang Seung Yoon to join 'Flower Crew' after Sechskies' Lee Jae Jin and Eun Ji Won leave». Allkpop. 7 de novembro de 2016. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  27. «Lee Gi Kwang, Eun Ji-won, And Kwon Hyuk Soo Join New tvN Variety Show». Soompi. 16 de fevereiro de 2017. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  28. «Eun Ji Won's Official Fanclub Launches and Crashes Immediately». 28 de março de 2017 
  29. «[단독] 젝키 은지원, 드라마 OST 도전…'프듀' 이수현과 호흡» (em coreano). Naver. 13 de abril de 2017. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  30. «젝스키스, 데뷔 20년만에 日정식데뷔…7월 19일 앨범 발표» (em coreano). Chosun. 12 de maio de 2017. Consultado em 16 de setembro de 2017. 
  31. «YG 측 "은지원 전속계약, 젝스키스 지원하며 자연스럽게"» (em coreano). Naver. 16 de agosto de 2017. Consultado em 16 de setembro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]