Eurodance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Eurodance
Origens estilísticas House Music - New Beat - Hi-NRG - Italo Disco - Eurodisco - Rap
Contexto cultural Europa Ocidental, início dos anos 1990
Instrumentos típicos Teclado eletrônico - Sintetizador - Caixa de ritmos - Sequenciador
Popularidade Alta: muitos países europeus, Japão, partes do Canadá, e de áreas urbanas da América Latina
Moderada: Austrália, Nova Zelândia ,Brasil , Leste asiático (exceto Japão)
Fraca: Estados Unidos, Reino Unido
Formas derivadas Bubblegum dance - Euro-trance - Italodance

Eurodance é um termo coloquial para a dance music europeia. Esse gênero é derivado do Italo Disco. Nos anos 90 ganhou muita popularidade em todo mundo. O ritmo é enérgico e muito usado em discotecas.

História[editar | editar código-fonte]

O Eurodance se originou no final dos anos 80, quando artistas de música eletrônica europeus começaram a difundir um ritmo mais enérgico, acelerando batidas de Italo Disco. O fenômeno ganhou força e se difundiu por danceterias e raves da Europa. O gênero ganha identidade quando começa a mesclar elementos de house e rap caracterizado por solo de voz feminina com paradas pra voz masculina em estilo rap.

Entre os anos 90 o Eurodance ganha cada vez mais força na música eletrônica e no mainstream em parte pela decadência do house americano. Muitos artistas e projetos surgem nessa época em todos os cantos da Europa invadindo as rádios do mundo todo. Hits no Estilo Eurodance que marcaram o início da década de 90: Culture Beat com Mr. Vain , Kylie Minogue com Better The Devil You Know , Technotronic com Pump up The Jam , Ace of Base The Sign , Cappella U Got Let 2 Music , Haddaway What is Love e 2 Brothers on the 4th Floor Dreams . O gênero vira grande febre entre jovens, disputando espaço no mercado com artistas renomados. Esse estilo é conhecido como "High Energy" e tem como principais expoentes , 2 Unlimited com No Limit, Whigfield como Saturday Night , Masterboy com Feel the Heat of the Night , Gottsha No One To Answer , DJ Bobo com Everybody ,Double You Run To Me , Ice MC com Think About The Way , B.G The Prince of Rap The Colour of My Dreams , Corona com The Rhythm of the Night e Fun Factory com Close To You . No Brasil Ainda em 1994 a Rainha dos Baixinhos Xuxa Lança um Hit do estilo Eurodance Hey DJ que virou mania nas Festas e Clubes. Essa fase provou ser um grande sucesso adentrando o ano de 1995 com La Bouche Be My Lover e com festivais pelo mundo todo, inclusive no Brasil.

Em 1996 o gênero já apresenta um certo desgaste, e começa a diversificar o estilo mesclando elementos de trance, folk e reggae , como Shakira Estoy Aqui . Muitas bandas terminam esse ano. O ano de 1997 é de muito bubblegum e o Pop com os hits Barbie Girl do Aqua, Thalía com Piel Morena e Uh La La La da cantora Alexia. Em 1998 o genero já transformado perde forca para outros como drum and bass o movimento clubber. No final da década os Vengaboys fazem sucesso e o techno com Madonna Ray of Light e o puro Dance com Cher Believe . A partir de 1999 Com Novos nomes da música Dance, como Britney Spears ...Baby One More Time e também com uma nova forma de música eletrônica, acompanhada de uma nova maneira de festejar, viram febre em todo o mundo, sepultando de vez a Eurodance: o techno e as raves, que dominaram a cena até meados do ano de 2005.

Em 2000 começa uma renovação do gênero, com novos projetos surgindo. ATB, Alice Deejay, Darude e Fragma trazem um som de mais identidade com solo feminino melhor trabalhado. Em 2001 a cantora Dannii Minogue vem com o Hit Who Do You Love Now e no mesmo ano o grupo Lasgo ressuscita o Eurodance e é sucesso no mundo todo com o hit Something .Em 2004 Magic Box com o single If You. No ano seguinte Kasino com o hit Can't Get Over. Em 2007, o grupo Cascada lançou seu primeiro álbum, Everytime We Touch, cujo single de mesmo nome atingiu grande sucesso no mundo inteiro, recebendo certificados de Platina e Ouro. Desde meados da década 2000 o Eurodance é de certa forma considerado gênero de nicho e com pouca execução tanto em rádios como em raves mas ainda tem o espaço garantido em danceterias. O gênero perdeu força a medida que outros estilos de música eletrônica ganharam popularidade.

Características[editar | editar código-fonte]

Muito do Eurodance é caracterizado pelo Techno instrumental, vocais femininos, refrões simples, raps com vocais masculinos, simples e uma batida bem forte que varia na maioria das vezes entre 110 e 150 BPM (batidas por minuto) com riffs feitos através de sintetizadores. O som é bem positivo, sempre acompanhado de letras que envolvem temas como amor, festa e paz, sempre dançantes e expressando emoções. Quase que toda a ênfase no Eurodance é percussão e ritmo. As letras são cantadas em inglês quase sempre. Porém, muitos artistas lançam suas canções tanto em inglês quanto em idiomas nativos. Vale destacar os artistas italianos e alemães cantando em boa parte das vezes em italiano e alemão. Eurodance sempre foi um tipo de música bem comercial. Alguns produtores como o suéco Max Martin e o italiano Larry Pignagnoli, estavam por trás de dezenas de bandas. As performances ao vivo frequentemente são feitas em playback com o vocalista cantando ao vivo no palco. Muitas bandas do Eurodance passam uma imagem bem humorada, como Captain Jack e Vengaboys. Uma das bandas, o E-Rotic, se destacou muito durante a década de 90 com suas letras e vídeo clipes sexualmente provocativos.

Os anos que caracterizam a eurodance são 1993-1996, com auge entre 1994-1995. Artistas que vieram antes ou depois podem ter semelhança na musicalidade, mas não se enquadram bem no que era uma eurodance autêntica.

Eurodance sinteticamente é : refrões melodiosos na grande maioria por vozes femininas; estrofes com raps em sua grande maioria, com poucas exceções de estrofes melodiosos; som de teclados sintetizadores e a batida eurodance.

Artistas mais bem-sucedidos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]