Eurodance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eurodance
Origens estilísticas Dance Music -House Music - New Beat - Hi-NRGItalo Disco - Eurodisco - EurobeatRap
Contexto cultural Alemanha, final dos anos 80
Instrumentos típicos Teclado eletrônico - Sintetizador - Caixa de ritmos - Sequenciador
Popularidade Alta: muitos países europeusJapão, partes do Canadá, e de áreas urbanas da América Latina
Moderada: AustráliaNova Zelândia, BrasilLeste asiático (exceto Japão)
Fraca: Estados UnidosReino Unido
Formas derivadas Euro-tranceItalodance - Lento Violento
Subgêneros
Bubblegum dance
Gêneros de fusão
Techno
Trance
EDM

Eurodance é um termo coloquial para a dance music europeia. Esse gênero é derivado do Italo Disco, New Beat e do Hi-NRG. Nos anos 90 ganhou muita popularidade em todo mundo. O ritmo é enérgico e muito usado em discotecas.

História[editar | editar código-fonte]

A música do Eurodance originou-se no final dos anos 80 na Europa central, especialmente na Alemanha, onde os partidos rave estavam se tornando populares. Em 1987, uma cena de festa alemã, iniciada por Tauseef Alam, baseada no som da Chicago House, estava bem estabelecida. No ano seguinte (1988), a Acid House e a New Beat teve um impacto significativo sobre a consciência popular na Alemanha e na Europa Central, como ocorreu na Inglaterra. Em 1989, os DJs alemães Westbam e Dr. Motte fundaram o Ufo Club, um local ilegal para festas, e co-fundaram a Love Parade. O desfile ocorreu pela primeira vez em julho de 1989, quando 150 pessoas tomaram as ruas de Berlim. Foi concebido como uma demonstração política pela paz e compreensão internacional através do amor e da música. Em 19 de julho de 1989, o single Ride On Time da Black Box foi lançado. A música passou seis semanas em primeiro lugar no Reino Unido e foi o single mais vendido do Reino Unido em 1989. Continha o "house piano" da Korg M1, que pode ser encontrado em muitos lançamentos do Eurodance. Em 27 de setembro de 1989, foi lançado o single Pump Up the Jam, da Technotronic. Alcançou o número um na Bélgica e na Espanha, e popularizou a variante da casa chamada hip house na Europa. Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim caiu, e partidos subterrâneos livres do Techno se multiplicaram em Berlim Oriental, e uma cena rave comparável à do Reino Unido foi estabelecida. Paul van Dyk, DJ da Alemanha Oriental, observou que a cena rave baseada em Techno foi uma força importante no restabelecimento de conexões sociais entre a Alemanha Oriental e Ocidental durante o período de unificação. No mesmo ano, os produtores alemães Michael Münzing e Luca Anzilotti (sob os pseudônimos Benito Benites e John "Virgo" Garrett III) formaram o Snap! projeto em Frankfurt. Snap! músicas combinam vocais de rap e soul adicionando ritmo usando tecnologia de computador e misturando sons eletrônicos, baixo e bateria. Ao fazer isso, um novo gênero nasceu: o Eurodance. Seu primeiro single, "The Power", lançado em 1990, alcançou o número um na Holanda, Espanha, Suíça e Reino Unido, e ajudou a popularizar o gênero. dentro da Europa. Nos anos seguintes, outros atos da Eurodance se formaram em Frankfurt, incluindo La Bouche, Jam e Spoon, Magic Affair e Culture Beat, e novos grupos surgiram por toda a Europa. A popularidade do gênero também se expandiu para nações do Leste Asiático como Japão, Coreia do Sul e Taiwan.

Em 1996 o gênero já apresenta um certo desgaste, e começa a diversificar o estilo mesclando elementos de trance, folk e reggae, como Shakira Estoy Aqui. Muitas bandas terminam esse ano. O ano de 1997 é de muito bubblegum e o Pop com os hits Barbie Girl do Aqua, Thalía com Piel Morena e Uh La La La da cantora Alexia. Em 1998 o genero já transformado perde forca para outros como drum and bass o movimento clubber. No final da década os Vengaboys fazem sucesso e o techno com Madonna Ray of Light e o puro Dance com Cher Believe. A partir de 1999 Com Novos nomes da música Dance, como Britney Spears...Baby One More Time e também com uma nova forma de música eletrônica, acompanhada de uma nova maneira de festejar, viram febre em todo o mundo, sepultando de vez a Eurodance: o techno e as raves, que dominaram a cena até meados do ano de 2005.

Em 2000 começa uma renovação do gênero, com novos projetos surgindo. ATB, Alice Deejay, Darude e Fragma trazem um som de mais identidade com solo feminino melhor trabalhado. Em 2001 a cantora Dannii Minogue vem com o Hit Who Do You Love Now e no mesmo ano o grupo Lasgo ressuscita o Eurodance e é sucesso no mundo todo com o hit Something.Em 2004 Magic Box com o single If You. No ano seguinte Kasino com o hit Can't Get Over. Em 2007, o grupo Cascada lançou seu primeiro álbum, Everytime We Touch, cujo single de mesmo nome atingiu grande sucesso no mundo inteiro, recebendo certificados de Platina e Ouro. Desde meados da década 2000 o Eurodance é de certa forma considerado gênero de nicho e com pouca execução tanto em rádios como em raves mas ainda tem o espaço garantido em danceterias. O gênero perdeu força a medida que outros estilos de música eletrônica ganharam popularidade.

Características[editar | editar código-fonte]

Muito do Eurodance é caracterizado pelo New Beat, Techno instrumental, vocais femininos, refrões simples, raps com vocais masculinos, simples e uma batida bem forte que varia na maioria das vezes entre 110 e 150 BPM (batidas por minuto) com riffs feitos através de sintetizadores. O som é bem positivo, sempre acompanhado de letras que envolvem temas como amor, festa e paz, sempre dançantes e expressando emoções. Quase que toda a ênfase no Eurodance é percussão e ritmo. As letras são cantadas em inglês quase sempre. Porém, muitos artistas lançam suas canções tanto em inglês quanto em idiomas nativos. Vale destacar os artistas italianos e alemães cantando em boa parte das vezes em italiano e alemão. Eurodance sempre foi um tipo de música bem comercial. Alguns produtores como o suéco Max Martin e o italiano Larry Pignagnoli, estavam por trás de dezenas de bandas. As performances ao vivo frequentemente são feitas em playback com o vocalista cantando ao vivo no palco. Muitas bandas do Eurodance passam uma imagem bem humorada, como Captain Jack e Vengaboys. Uma das bandas, o E-Rotic, se destacou muito durante a década de 90 com suas letras e vídeo clipes sexualmente provocativos.

Os anos que caracterizam a eurodance são 1993-1996, com auge entre 1994-1995. Artistas que vieram antes ou depois podem ter semelhança na musicalidade, mas não se enquadram bem no que era uma eurodance autêntica.

Eurodance sinteticamente é: refrões melodiosos na grande maioria por vozes femininas; estrofes com raps em sua grande maioria, com poucas exceções de estrofes melodiosos; som de teclados sintetizadores e a batida eurodance.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]