Europol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Serviço Europeu de Polícia – Europol
Resumo da Organização internacional
Sítio oficial europol.europa.eu

Europol é a abreviatura utilizada para designar o Serviço Europeu de Polícia[1]. A Europol iniciou as suas actividades em 1 de Julho de 1999. Situa-se em Haia, nos Países Baixos.

A Europol é um serviço Europeu de polícia, incumbido do tratamento e intercâmbio de informação criminal. Tem por missão contribuir significativamente para a aplicação das leis da União Europeia (UE) no âmbito do combate à criminalidade organizada, colocando a tónica nas organizações criminosas envolvidas. O seu objectivo consiste em melhorar a eficácia e a cooperação entre os Estados Membros no domínio da prevenção e do combate a formas graves de criminalidade organizada de dimensão internacional.

Objectivos[editar | editar código-fonte]

A Europol tem por objectivo melhorar a eficácia e a cooperação entre os serviços competentes dos Estados Membros da UE no domínio da prevenção e combate ao crime organizado nas seguintes áreas:

  • Criminalidade relacionada com tráfico ilícito de estupefacientes;
  • Terrorismo;
  • Atentados à vida; à integridade física ou à liberdade das pessoas; incluindo imigração clandestina; tráfico de seres humanos; rapto; sequestro; pornografia infantil; tráfico ilícito de órgãos e tecidos humanos, assim como racismo e xenofobia.
  • Atentados ao património e aos bens públicos; incluindo fraude; roubo organizado; extorsão; tráfico ilícito de bens culturais; contrafacção e mercadorias - pirataria; falsificação de moeda e de outros meios de pagamento; falsificação de documentos administrativos e respectivo tráfico, criminalidade informática e corrupção;
  • Comércio ilegal e atentados ao ambiente; incluindo tráfico ilícito de armas; criminalidade relacionada com material nuclear e radioactivo; tráfico ilícito de espécies ameaçadas de fauna e flora; crimes contra o ambiente e tráfico de substâncias hormonais e outros factores de crescimento;
  • Actividades ilícitas de branqueamento de capitais provenientes dos crimes supramencionados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a União Europeia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.