Evódio de Antioquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Evódio
Bispo de Antioquia
Nascimento  ? em ?
Morte c. 69 d.C. em Antioquia
Veneração por Igreja Católica e Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 6 de maio na Igreja Católica
7 de setembro na Igreja Ortodoxa
Gloriole.svg Portal dos Santos

Santo Evódio foi um bispo de Antioquia e um dos primeiros santos identificáveis da Igreja Católica. Segundo Eusébio de Cesareia, ele foi o primeiro bispo da cidade escolhido por Pedro.[1] Ele reinou de 53[2] ou 67[3] até 68 d.C.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Muito pouco se sabe sobre a vida de Evódio. Ele era um pagão que foi convertido para o cristianismo pelas mãos de Pedro. Nos Atos dos Apóstolos, uma das primeiras comunidades a receber os missionários cristãos foram as judias e pagãs de Antioquia, que era então um centro cosmopolita e opulento e com forte influência do helenismo. A tradição cristã sustenta que Pedro teria sido o primeiro bispo da cidade e liderou a consolidação da igreja ali, deixando Evódio como seu sucessor quando partiu para Roma.

Evódio foi sucedido por Inácio de Antioquia e é provável que tenha morrido de causas naturais, ainda na função. Ele é um dos Setenta Discípulos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Pedro, o Apóstolo
Bispo de Antioquia
53 ou 6768
Sucedido por
Inácio

Referências

  1. «22». História Eclesiástica. Ignatius, the Second Bishop of Antioch. (em inglês). III. [S.l.: s.n.]  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  2. «Primates of the Apostolic See of Antioch» (em inglês). St. John of Damascus Faculty of Theology, University of Balamand. Consultado em 24 de dezembro de 2011 
  3. «Patriarchs of Antioch: Chronological List» (em inglês). Syriac Orthodox Resources. Consultado em 24 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.