Evangelho da Perfeição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Evangelho da Perfeição é um texto atualmente perdido dentre os Apócrifos do Novo Testamento. Ele é mencionado na obra anti-herética Panarion de Epifânio de Salamina (cap. 26), um dos Pais da Igreja. Acredita-se que tenha sido um texto gnóstico e que ele pode, na realidade, ser o mesmo que o Evangelho de Eva[1] , embora Epifânio de Salamina implique que sejam obras distintas. Outros autores defendiam também que era o Evangelho de Filipe[2] .

No Gnosticismo e em outras religiões de mistério, o termo "perfeito" tem um significado especial, de que a pessoa teria já atingido a iluminação ou seria detentora do conhecimento secreto necessário para a salvação.

Referências

  1. Thomas Cruttwell, Charles (2004). A Literary History of Early Christianity Including the Fathers and the Chief Heretical Writers of the Ante-Nicene Period Kessinger Publishing [S.l.] p. 170. Consult. July 19, 2011. 
  2. Dequincey Donehoo, James (2006). The Apocryphal and Legendary Life of Christ Kessinger Publishing [S.l.] p. lvi. Consult. July 19, 2011. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro relacionado ao Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.