Evangelhos da Coroação de Viena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capa do Evangelho da Coroação

Os Evangelhos da Coroação de Viena, em alemão Krönungsevangeliar ou Reichsevangeliar também conhecidos como os Evangelhos do Tesouro (Viena, Kunsthistorisches Museum , Schatzkammer, Inv. XIII 18) é um evangeliário iluminado do final do século VIII.

Tradicionalmente, considera-se ser o mesmo manuscrito que foi encontrado na tumba de Carlos Magno, quando foi aberta no ano de 1000 por Otto III. As folhas do manuscrito são tingidas de púrpura, e o texto escrito em tinta dourada.

O manuscrito está decorado com pinturas impressionistas num estilo carolíngio derivado da arte bizantina. Na margem da primeira página do Evangelho de Lucas encontra-se o nome grego Demetrius presbyter escrito em letras maiúsculas de ouro. Esta pode ser a assinatura do escrivão ou do iluminador e pode indicar que havia artistas bizantinos na corte de Carlos Magno. A tampa de ouro foi adicionada em 1500 pelo joalheiro Hans von Reutlingen de Aachen .

Referências

  • De Hamel, Christopher. A History of Illuminated Manuscripts. Boston: David R. Godine, 1986.
  • Walther, Ingo F. and Norbert Wolf. Codices Illustres: The world's most famous illuminated manuscripts, 400 to 1600. Köln, TASCHEN, 2005.

Ver também[editar | editar código-fonte]