Evangelis Zappas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Evangelis Zappas

Evangelis Zappas (em grego: Ευαγγέλης Ζάππας), também conhecido pelo nome de Evangelos (em grego: Ευάγγελος), (Labovo, Império otomano, atual Albânia, 23 de agosto de 1800[1] - Broşteni, Ialomiţa, Romênia, 19 de junho de 1865) foi um patriota, empresário e filantropo grego.

Aos 13 anos abandonou sua aldeia e se alistou como mercenário no exército de Ali Paxá de Tepelene. Entre 1821 e 1830 lutou com os patriotas gregos na Guerra de independência da Grécia. Ao retirar-se da milícia, adquiriu terras na Romênia que explorou agricolamente, com o que que conseguiu acumular uma fortuna.

Ele é reconhecido hoje como um dos fundadores dos Jogos Olímpicos da idade contemporânea, desde que patrocinou os Jogos Olímpicos de 1859, 1870 e 1875, conhecidos como Jogos Olímpicos de Zappas, precedentes dos jogos realizados sob os auspícios do Comitê Olímpico Internacional.[2]

Referências

  1. Biografía en www.infoalbania.org[ligação inativa](en albanês)
  2. Landry, Landry, and Yerlès (1991), p. 108. "Zappas the real founder of the modern Games was aging and ailing, ready to pass the torch to a successor".