Evangelis Zappas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evangelis Zappas

Evangelis Zappas (em grego: Ευαγγέλης Ζάππας), também conhecido pelo nome de Evangelos (em grego: Ευάγγελος), (Labovo, Império otomano, atual Albânia, 23 de agosto de 1800[1] - Broşteni, Ialomiţa, Romênia, 19 de junho de 1865) foi um patriota, empresário e filantropo grego.

Aos 13 anos abandonou sua aldeia e se alistou como mercenário no exército de Ali Paxá de Tepelene. Entre 1821 e 1830 lutou com os patriotas gregos na Guerra de independência da Grécia. Ao retirar-se da milícia, adquiriu terras na Romênia que explorou agricolamente, com o que que conseguiu acumular uma fortuna.

Ele é reconhecido hoje como um dos fundadores dos Jogos Olímpicos da idade contemporânea, desde que patrocinou os Jogos Olímpicos de 1859, 1870 e 1875, conhecidos como Jogos Olímpicos de Zappas, precedentes dos jogos realizados sob os auspícios do Comitê Olímpico Internacional.[2]

Referências

  1. Biografía en www.infoalbania.org(en albanês)
  2. Landry, Landry, and Yerlès (1991), p. 108. "Zappas the real founder of the modern Games was aging and ailing, ready to pass the torch to a successor".