Everything You Always Wanted to Know About Sex* (*But Were Afraid to Ask)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Everything You Always Wanted to Know About Sex (But Were Afraid to Ask)
Everything You Always Wanted to Know About Sex* (*But Were Afraid to Ask)
No Brasil Tudo o Que Você sempre Quis Saber sobre Sexo (mas Tinha Medo de Perguntar)
Em Portugal O ABC do Amor
 Estados Unidos
1972 •  cor •  87 min 
Género comédia
Direção Woody Allen
Roteiro David Reuben (livro)
Woody Allen
Elenco Woody Allen
John Carradine
Lou Jacobi
Louise Lasser
Anthony Quayle
Idioma inglês

Everything You Always Wanted to Know About Sex (But Were Afraid to Ask) é um filme estadunidense de 1972 dirigido por Woody Allen.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Woody Allen pega o livro sobre sexo de David Reuben e explora seus capítulos humoristicamente. Dentre as cenas principais, o filme mostra o corpo humano por dentro, em pleno acto sexual, um cientista que quer criar a máquina de sexo, a mulher que só tem orgasmo em locais perigosos, dentre outras.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Os créditos são mostrados no começo e no fim do filme, tendo ao fundo cenas de inúmeros coelhos e com o acompanhamento da canção Let's Misbehave de Cole Porter.

As histórias do filme foram divididas em sete segmentos, como se fossem capítulos do lívro que inspirou o roteiro:

  1. Do Aphrodisiacs Work? (Os afrodisíacos funcionam?)
    Na Europa Medieval, um bobo da corte (Allen) pega uma poção de amor preparada por um feiticeiro e a dá para a Rainha (Lynn Redgrave). A poção funciona mas os planos do bobo falham quando ele descobre que a Rainha usa um cinto de castidade. Há algumas referências a William Shakespeare, inclusive o famoso monólogo teatral ("to be or not to be") de Hamlet.
  2. What is Sodomy? (O que é sodomia?)
    Um respeitado médico (Gene Wilder) tem a vida arruinada ao se apaixonar pela ovelha de um dos seus pacientes (um armeno). Na verdade, a história parodia a zoofilia.
  3. Why Do Some Women Have Trouble Reaching an Orgasm? (Por que algumas mulheres tem problemas de orgasmo?)
    Uma mulher (Louise Lasser) é aparentemente frígida até que o marido descobre que ela só consegue alcançar orgasmos ao fazer sexo em locais públicos. Allen homenageia filmes italianos (inclusive os diálogos são todos na linguagem desse país), particularmente Casanova '70 e os dos diretores Michelangelo Antonioni e Federico Fellini.
  4. Are Transvestites Homosexuals? (Os travestis são homossexuais?)
    Um homem de meia-idade (Lou Jacobi) esconde da esposa sua mania de vestir roupas femininas.
  5. What Are Sex Perverts? (O que são perversões sexuais?)
    O segmento parodia um antigo programa de televisão chamado What's My Line? que ali se chama What's My Perversion? (Qual é a minha perversão?). As cenas são em preto e branco simulando as imagens de aparelhos de televisão antigos. Jack Barry interpreta o apresentador de televisão. Os quatro participantes da bancada que tentam adivinhar a perversão do convidado são Regis Philbin, Robert Q. Lewis, Pamela Mason e Toni Holt. Após várias tentativas não conseguem descobrir que o convidado pratica "Exibicionismo no Metrô". Em outro quadro do programa, o convidado (um rabino judeu) mostra suas fantasias masoquistas.
  6. Are the Findings of Doctors and Clinics Who Do Sexual Research and Experiments Accurate? (Os experimentos e as pesquisas sobre sexo feitas pelos cientistas médicos são válidas?)
    Um pesquisador (Allen) e a jornalista Helen (Heather MacRae), vão a casa de um cientista (John Carradine) que trabalhara com Masters e Johnson e agora realiza suas próprias experiências em um equipado laboratório, com a ajuda de seu assistente Igor (Ref Sanchez). Ao conhecerem as bizarras experiências sexuais do cientista, os visitantes percebem que o homem está louco. Na sequência da história, o pesquisador enfrenta com um crucifixo na mão um seio gigantesco, produto de uma das experiências do cientista e que escapou do controle. O personagem do cientista louco é uma paródia aos antigos filmes de horror, como Bride of the Monster de Ed Wood.
  7. What Happens During Ejaculation? (O que acontece durante a ejaculação?)
    O interior do corpo humano masculino é mostrado como um veículo cujas funções são controladas em diversos compartimentos nos quais uma grande tripulação realiza várias tarefas e opera diferentes máquinas (parodiando organizações tecnológicas como a NASA). As operações mostradas envolvem a situação de um encontro amoroso do homem com uma mulher (Erin Fleming) e são descritos todos os esforços da tripulação com o objetivo de alcançarem um coito bem-sucedido. O chefe de operações que fica no cérebro é interpretado por Tony Randall; o seu auxiliar operador do painel de controle é Burt Reynolds. Os espermatozóides (um deles interpretado por Allen, que teme o "desconhecido") agem como paraquedistas se preparando para os saltos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]