Everyway That I Can

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Everyway That I Can
País
Artista(s)
Língua
Inglês
Compositor(es)
Letrista(s)
Resultado da final
1.º
Pontos da final
167
Cronologia de aparecimentos
◄ "Leylaklar soldu kalbinde" (2002)   
"For Real" (2004) ►

"Everyway That I Can" (em português: "De todas as maneiras que eu possa") foi a canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2003, em representação da Turquia que teve lugar em Riga, capital da Letónia em 24 de maio desse ano.

A referida canção foi interpretada em inglês (a primeira canção turca a ser integralmente cantada em inglês no Festival Eurovisão da Canção desde 1975) por Sertab Erener. Erener foi a quarta a cantar na noite do festival, a seguir à canção da Irlanda "We've Got the World", cantada por Mickey Harte e antes da canção maltesa "To Dream Again, interpetada por Lynn. Terminou a competição em, 1.º lugar, tendo recebido um total de 167 pontos (mais dois pontos que a canção da Bélgica "Sanomi", interpretada pela banda Urban Trad. No ano seguinte, em 2004 a Turquia foi representada pela banda Athena (banda) que interpetou o tema "For Real".

Everyway That I Can[editar | editar código-fonte]

"Everyway That I Can" foi escrita por Demir Demirkan nos inícios de 2003 e foi produzida e com arranjos de Ozan Çolakoğlu[1], famosos pelos seus trabalhos com ídolo pop . A canção pública turca TRT decidira previamente que a cantora que iria representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2003 e mais tarde decidiu que a canção que ela iria interpretar no festival seria "Everyway That I Can" . De início, a canção "Everyway That I Can" foi fonte de controvérsia por parte do público turco : uns consideravam a canção como sendo muito picante (a Turquia é um país islâmico e certas liberdades da mulher não são bem vistas por certas forças integristas) e outros achavam que a canção era demasiado pop. Também foi fonte de polémica, o fa(c)to de Sertab Erener rter decidido que iria cantar toda a canção em inglês e não cantar alguns trechos em língua turca. A canção que combina influências da música pop ocidental com instrumentos tradicionais turcos, não era considerada favorita para vencer: as grandes favorita era a canção do dueto russo t.A.T.u.. As maiores favoritas para vencer a competição, desde que Cliff Richard o grande favorito em 1968 acabou por derrotado por Massiel pela Espanha.

Autores[editar | editar código-fonte]

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção é um número de uptemp com Sertab Erener dizendo[2] que está sentindo que o seu amante está-se afastando dela. Então ela diz que irá de todas as formas para que o seu amante volte novamante a amá-la

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Sertab Erener também lançou uma versão em turco intitulada "Sen üzülme diye" ("Eu digo-te, não estejas triste") ; uma versão alternativa em inglês (2:35) e um versão estendida com 4:32

Vitória na Eurovisão e Sucesso internacional[editar | editar código-fonte]

A canção foi lançada em toda a Europa depois da vitória, sendo um sucesso de vendas na Turquia, Grécia e na Europa de Leste, tendo chegado ao primeiro lugar na Suécia durante 3 semanas, atingiu o top ten na Bélgica, Países Baixos, Espanha e Áustria e ao top 20 na Alemanha eSuíça, chegando ao disco de platina, na Grécia, atingindo as 20.000 cópias.

Top de vendas[editar | editar código-fonte]

Top (2003) Posição máxima
Austrian Singles Chart[3] 10
Belgium (Flanders) Singles Chart[4] 6
Belgium (Wallonia) Singles Chart[5] 30
Dutch Singles Chart[6] 4
German Singles Chart[7] 12
Greek top 50 singles Chart[8] 1
Hungarian Airplay Chart[9] 21
Irish Singles Chart[10] 35
Spanish Singles Chart[11] 5
Swedish Singles Chart[12] 1
Swiss Singles Chart[13] 17
UK Singles Chart[14] 72

Referências

Prêmios e realizações
Precedido por
I Wanna
Vencedores do Festival Eurovisão da Canção
2003
Sucedido por
Wild Dances por Ruslana