Exame de Admissão para Graduados em Administração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Graduate Management Admission Test (GMAT) é uma prova de aptidão lógica e verbal em inglês.

É requisito básico para inscrição em muitos cursos de MBA e em universidades, principalmente as norte-americanas e européias.

A prova é dividida basicamente em duas partes mais importantes: prova de Matemática e prova de língua inglesa. A prova de matemática não exige conhecimentos profundos de cálculo. Pelo contrário, o que aprendemos no matemática no colegial é o bastante. O que a prova exige é raciocínio rápido, agilidade e precisão. A prova de língua inglesa avalia a capacidade do candidato em compreender textos acadêmicos, identificar aspectos da escrita acadêmica e compreender um argumento para refutá-lo ou apoiá-lo.

A prova do "Gmat" tem ainda duas características que a diferenciam do vestibular e de outras provas de admissão para instituições de ensino no Brasil. A primeira destas características é que a prova é adaptativa, ou seja, sempre que você acerta uma questão o computador te apresenta uma questão mais difícil na sequencia. Sua nota é obtida pelo nível de dificuldade no qual você se manteve, não pelo número de questões que você acertou. A segunda característica que difere o "Gmat" das provas que conhecemos no Brasil é o tempo. Cada questão deve ser feita em aproximadamente 1:30 min, ou seja, a velocidade é parte fundamental do treinamento para o "Gmat".

A nota varia de 200 a 800 pontos. Como curiosidade, os alunos aprovados nas principais universidades do mundo como Harvard Business School, Wharton e Universidade Stanford, necessitam de 715 pontos em média.