Exantema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exantema
Exantema causado por Amoxicilina, uma penicilina V.
Classificação e recursos externos
CID-10 R21
CID-9 782.1

Um exantema ou rash cutâneo é o aparecimento de erupções cutâneas vermelhas em um região específica ou por todo o corpo causadas por infecções ou efeito colateral de medicamentos como as penicilinas. As causas mais comuns em crianças são virais e bacterianos: Sarampo, Escarlatina, Rubéola, Estafilococo, Eritema infeccioso(Parvovírus), roséola, varicela(catapora) e enterovírus[1] .

Por definição, exantema é o aparecimento de eritemas (manchas vermelhas), pápulas (elevação da lesão) e as vezes pústulas (supuração com pus) na pele. Este tipo de lesão pode ser única ou múltipla e pode ocorrer apenas numa região específica do corpo (rash localizado) ou espalhar-se por todo o corpo (rash disseminado ou generalizado). [2]

Causas[editar | editar código-fonte]

Geralmente ocorrem em doenças agudas provocadas por:[2]

Referências

  1. Marcela Ferrés Garrido; Enrique Fanta Núñez Exantemas en pediatria consultado em 27 de junho de 2016
  2. a b Exantema.org. «Exantema: causas». Consultado em 27 de junho de 2016. 
  3. Antônio de Deus FilhoI; Antônio Castelo Branco de DeusII; Alisson de Oliveira MenesesIII; Andressa Sobral SoaresIV; Aécio Lopes de Araújo LiraV. «Manifestações cutâneo-mucosas da coccidioidomicose: estudo de trinta casos procedentes dos estados do Piauí e Maranhão». Consultado em 27 de junho de 2016. 
  4. (em francês) Les toxidermies médicamenteuses. Por A.-M. Thielen L. Toutous-Trellu J. Desmeules. Revue Médicale Suisse n° 3165.
  5. Medicina integral - Esevier, consutado em 27 de junho de 2016

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.