Exantema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exantema
Um exantema típico
Classificação e recursos externos
CID-10 R21
CID-9 782.1
Star of life caution.svg Aviso médico

Um exantema é uma erupção cutânea que ocorre em consequência de doenças agudas provocadas por vírus, protozoários ou cocos (bactérias de forma esférica), como o sarampo ou a escarlatina, e também por parasitas helmínticos, como o Schistosoma mansoni, durante a fase inicial.

Exantema também é sinônimo de rash cutâneo, que pode ser causado pelo uso de alguns medicamentos (reação adversa). O rash tem aspecto avermelhado e pode se elevar na pele. 2

Exantema por definição é o aparecimento de manchas ou pápulas (para além da mancha também há elevação da lesão) na pele. Este tipo de lesão pode ser única ou múltipla e pode ocorrer apenas numa região específica do corpo (rash localizado) ou espalhar-se por todo o corpo (rash disseminado ou generalizado). Há inúmeras causas para o aparecimento de exantemas que geralmente são de curta duração e ocorrem em doenças febris de origem infecciosa ou parasitária, ou ainda em intoxicações medicamentosas e também nos casos de infecção por HIV. No caso da infecção ser por HIV, o rash é macular eritematoso (manchas avermelhadas que não são salientes) e disseminado.

Pode também ser causado pelo excesso de transpiração no local onde está situado o rash. Algumas pessoas possuem peles que não são vulneráveis ao rash, ou seja, não tem problema o fato de transpirar em algum certo local, mas, se essa mesma pessoa estiver com aparecimento de manchas parecidas, pode ser algum tipo de DST (doenças sexualmentes trasmitidas).

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.