Exantema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Exantema
Um exantema típico
Classificação e recursos externos
CID-10 R21
CID-9 782.1
Star of life caution.svg Aviso médico

Um exantema ou rash cutâneo é uma erupção cutânea que ocorre em consequência de doenças agudas provocadas por:

O rash tem aspecto avermelhado e pode se elevar na pele.

Por definição, exantema é o aparecimento de manchas ou pápulas (para além da mancha também há elevação da lesão) na pele. Este tipo de lesão pode ser única ou múltipla e pode ocorrer apenas numa região específica do corpo (rash localizado) ou espalhar-se por todo o corpo (rash disseminado ou generalizado).

Há inúmeras causas para o aparecimento de exantemas, que geralmente são de curta duração e ocorrem em doenças febris de origem infecciosa ou parasitária, em intoxicações medicamentosas ou também nos casos de infecção por HIV ou outros tipos de DST. No caso da infecção por HIV, o rash é macular eritematoso (manchas avermelhadas que não são salientes) e disseminado.[carece de fontes?]

Referências

  1. (em francês) Les toxidermies médicamenteuses. Por A.-M. Thielen L. Toutous-Trellu J. Desmeules. Revue Médicale Suisse n° 3165.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.