Expedição 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Expedição 5
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Número de tripulantes 3
Lançamento 5 de junho de 2001 21:22 UTC - STS-111
Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 7 de dezembro de 2002 19:37 UTC - STS-113
Centro Espacial Kennedy
Órbitas 2895
Duração 184d 22h 14min
Imagem da tripulação
Korzun, Whitson e Treschev
Korzun, Whitson e Treschev
Navegação
Expedition 4 insignia.svg Expedição 4
Expedição 6 Expedition 6 insignia.svg

Expedição 5 foi a quinta expedição à Estação Espacial Internacional, realizada entre junho e dezembro de 2002. As operações a bordo começaram em 7 de junho, com a entrada da tripulação -Valery Korzun e Sergei Treschev da Rússia e a astronauta Peggy Whitson, dos Estados Unidos - na estação, levados pelo ônibus espacial Endeavour, missão STS-111 dos ônibus espaciais.

Tripulação[editar | editar código-fonte]

Parâmetros da Missão[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

A missão começou depois da cerimônia de boas-vindas da tripulação anterior, com o toque cerimonial do sino de bronze da estação anunciando a troca de comando. Enquanto a bordo a astronauta Whitson, formada em biologia e química,[1] foi nomeada como primeira oficial de ciências da ISS pelo administrador-geral da NASA, Sean O'Keefe.

Nos 185 dias de estadia no espaço, a equipe realizou cerca de 15 novas experiências científicas além de acompanhar e desenvolver experiências iniciadas antes de sua chegada. Duas atividades extra-veiculares foram realizadas, todas a partir do minimódulo de acoplagem Pirs e usando trajes espaciais russos Orlan. Foram instalados seis painéis-escudo de proteção de detritos espaciais no módulo Zvezda e suportes externos para funcionarem como base de futuras experiências espaciais.

Os russos Korzun e Theshchev também instalaram novas amostras de materiais em experiências decorrentes da Agência Espacial Japonesa (JAXA), anexadas à parte externa do módulo Zvezda. O tempo total somado das duas AEVs foi de 9 horas e 40 minutos.


Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]