Expedição do General Long

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Expedição do General Long
Expedição do General Long

Estado atual do Presidio La Bahía.
Data 19 de Setembro de 1821
Local Presidio La Bahía, Texas
Desfecho Vitória mexicana.
Beligerantes
México México Estados Unidos
Comandantes
México Ignacio Pérez James Long
Forças
100 soldados 60 soldados
2 navios
Baixas
5 mortos 20 mortos
50 capturados

A Expedição do General Long foi uma série de expedições levadas a cabo pelo General James Long para anexar o Texas aos Estados Unidos quando fazia parte da Espanha; no entanto, no ano de 1821 Long continuou com ela, enfrentando forças do México e dos Estados Unidos.

Expedição de 1821[editar | editar código-fonte]

No Texas, houve um incidente aparentemente pequeno que naquela época não atraiu muita atenção nem despertou suspeitas sobre o futuro. No mês de outubro de 1821, uma expedição de homens armados, chefiada por um americano chamado James Long, que se chamava General, apareceu na praia e foi para o Presidio La Bahía; Desembarcou com seu povo e aproveitou o ponto, que não pôde manter por muito tempo porque, tendo notícias imediatas do ocorrido, uma força comandada pelo tenente coronel Ignacio Pérez atacou os invasores, forçando-os a se renderem com seu próprio patrão e com mais de 50 aventureiros. Eles foram apreendidos com armas, material de guerra e dois navios.

Captura[editar | editar código-fonte]

Long tentou desculpar-se alegando que saber que o México queria se tornar independente queria participar da empresa prestando seus serviços, o que não satisfazia o coronel Gaspar López, comandante-geral de Coahuila e do Texas, mandando Longo para a capital. Em 1822 Long foi morto enquanto tentava penetrar na prisão do estado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • RIVA PALACIOS, Vicente (1940). México á través de los siglos: historia general y completa del desenvolvimiento social, político, religioso, militar, artístico, científico y literario de México desde a antigüedad más remota hasta la época actual; obra, única en su género. G. S. López ed. México: [s.n.]