Experiência de Trouton-Noble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A experiência de Trouton-Noble consistiu no teste da veracidade de uma previsão da visão do eletromagnetismo baseado na hipótese do éter. Foi levada a cabo entre 1901 e 1903 por Frederick Thomas Trouton.

A previsão era de que um capacitor carregado, com placas paralelas entre si e à direção do movimento do capacitor deveria gerar um torque com consequente rotação de modo que se alinhasse transversalmente à sua primeira direção. Ou seja, o capacitor deveria ter ao final suas placas com as faces jazendo transversalmente à direção do movimento.

O resultado nulo desta experiência foi confirmado por experiências ainda mais sensíveis feitas por Chase em 1923 e por Hayden em 1994.

A montagem experimental na experiência original consistia em suspender-se um capacitor carregado por uma fina fibra de torsão.

A montagem deve ser protegida de campos elétricos e magnéticos espúrios, caso contrário dá lugar a um falso positivo, como no caso da versão realizada por Cornille.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • F. T. Trouton and H. R. Noble, "The mechanical forces acting on a charged elecric condenser moving through space," Phil. Trans. Royal Soc. A 202, 165–181 (1903).
  • Carl T. Chase, "The Trouton-Noble ether drift experiment," Phys. Rev. 30, 516–519 (1927).
  • H. C. Hayden, "High sensitivity Trouton-Noble experiment," Rev. Scientific Instruments 65 (4), 788–792 (1994).
  • P. Cornille, "Correspondence: Making a Trouton-Noble experiment succeed," Galilean Electrodynamics 9 (2), 33 (1998).
  • P. Cornille, "A linear Trouton-Noble experiment which shows the violation of Newton's third law," Hadronic J. Supplement 13 (2), 191–202 (1998).


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.