Exposição Nacional Comemorativa do 1.º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil



A Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ocorreu em 1908, na localidade do palácio da antiga Escola Militar da Praia Vermelha, no bairro da Urca, na cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Suas construções eram em sua maioria de arquitetura efêmera.
História
[editar | editar código-fonte]
Promovida pelo Governo Federal, destinava-se declaradamente a comemorar o centenário do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas e fazer um inventário da economia do país à época. O seu principal objetivo, entretanto, era o de apresentar a nova capital da República - urbanizada pelo então Prefeito Francisco Pereira Passos e saneada pelo cientista Oswaldo Cruz - às diversas autoridades nacionais e estrangeiras que a visitaram.
Teve lugar entre 11 de Agosto e 15 de novembro de 1908, constituindo-se numa ampla exibição de produtos naturais e manufaturados, oriundos dos principais estados brasileiros. Durante a exposição, o palácio da antiga escola militar foi denominado “Palácio das Indústrias”. Houve ainda um pavilhão de Portugal.[1] [2]


Referências
- ↑ Pereira, Margareth da Silva. "A Exposição de 1908 ou o Brasil Visto por Dentro." ARQTEXTO 16. Página 16. Visto o dia 12 de Abril, 2013 http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/fr_arqtexto16.htm
- ↑ ImagineRio.org - Atlas pesquisável que ilustra a evolução social e urbana do Rio de Janeiro.