Express Yourself (canção de N.W.A)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Express Yourself"
Single de N.W.A
do álbum Straight Outta Compton
Lançamento 27 de março de 1989
Formato(s) 12" single
Gravação 1988
Gênero(s) Golden age hip hop
Duração 04:26
Gravadora(s) Priority, Ruthless
Composição O'Shea Jackson
Produção Antoine Carraby, Andre Young
Cronologia de singles de N.W.A
"Gangsta Gangsta"
(1988)
"100 Miles and Runnin'"
(1990)

"Express Yourself" é uma canção do grupo americano de gangsta rap N.W.A. Apareceu oficialmente no álbum Straight Outta Compton.[1] Ao contrário da maioria das canções do álbum e do N.W.A, é quase destituído de palavrões e conteúdo violento. "Express Yourself" foi lançado em 1989 como último single do álbum.

Hístória[editar | editar código-fonte]

A música vocal é basicamente tratada por Dr. Dre em uma versão estendida, e interlúdios de Ice Cube e MC Ren.

Gira em torno das idéias de livre expressão e as restrições impostas pela censura sobre os rappers no rádio. Eles também falam do fato de que outros "rappers" temem expressar-se por medo do que outras pessoas possam pensar, e que eles tentam ser como todos os outros.

Esta canção é apresentada na trilha sonora de vídeo games: Grand Theft Auto: San Andreas, Tony Hawk Pro Skater 4 e EA Skate.

Em 1990, a rádio australiana Triple J tocou a canção em loop contínuo durante 24 horas (360 vezes em uma linha), enquanto a estação entrou em greve de protesto contra a censura. Naquela época Triple J foi a única estação do mundo a tocar a música controversa. Continuamente tocar outra canção da banda popular durante a greve foi considerada uma resposta adequada para se solidarizar com a banda e insatisfação com a decisão.

Referências

  1. «N.W.A - Express Yourself». Allmusic. Consultado em 23 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre hip hop, integrado ao Projeto Hip hop é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.