Expresso São Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Expresso São Francisco LTDA
Privado
Fundação 06 de abril de 1967
Fundador(es) Giuseppe Grosso
Sede Nilópolis-RJ, Brasil
Área(s) servida(s) Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita e Japeri.
Produtos Transporte urbano de Passageiro
Website oficial http://www.expresso-sf.com.br/

A Expresso São Francisco é uma empresa de transporte coletivo da Baixada Fluminense sediada em Nilópolis.

Fundada no dia 6 de abril de 1967, seu nome deve-se à devoção de seu fundador, Giuseppe Grosso, a São Francisco de Paula. Em 1972, a empresa já contava com cinco ônibus e era responsável pelo trecho de duas linhas: Soares Neiva e circular Maria Braga-Augusto Paris.

Pouco tempo depois, sua frota foi acrescida dos dez ônibus obtidos com a compra da Viação Nilópolis. No entanto, apenas três destes foram aproveitados pois o restante encontrava-se em péssimo estado de conservação.


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A empresa possuiu um Ciferal Padron Alvorada 1986 MB LPO1113 micrão. Provavelmente esse veículo foi reencarroçado.
  • Nas linhas intermunicipais a empresa costuma setorizar os carros: Um carro do setor Nilópolis dificilmente irá operar a linha de Japerí.
  • A empresa tinha por hábito operar a linha 439I - Nilópolis x Mesquita com carros da frota municipal de Nilópolis. Quando a empresa operava linhas municipais de Nova Iguaçu ela possuia veículos exclusivos para cada município.
  • Em uma tentativa de criar um setor de turismo e fretamento a empresa comprou 2 carros da carroceria Nielson Diplomata Scania ex Rodoviária Âncora Matias (Capital), mantendo a pintura "Gaivota", substituindo apenas o azul pelo verde.
  • Em 1998 a empresa chegou a ganhar a concessão de uma linha entre Queimados (Na baixada Fluminense) e a Tijuca (na zona norte do Rio), porém uma liminar e uma posterior perda no processo impediu a empresa de operar a referida linha.
  • os carros comprados para operar tal linha (Ciferal Padron Cidade II OF 1721, com piso taraflex, poltronas hergonômicas e som ambiente) foram distribuidos nas linhas municipais Soares Neiva x Nilópolis e Delamare x Nova Iguaçu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]