Ezechiel de Decker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ezechiel de Decker (Leiden, ca. 1603 — ca. 1643[1] ) foi um mestre em cálculos, agrimensor e editor de tabelas de logaritmos neerlandês.

De Decker foi professor de aritmética e a partir de 1621 morador de Gouda. Em 1629 foi para Roterdã, onde lecionou navegação e publicou o livro Prática das Grandes Navegações Marítmicas (Practijck van de Groote Zeevaert). Ca. 1640 mudou-se para Haia, onde realizou medições de calibração em barris.

Em 1625 De Decker entrou em contato com Adriaan Vlacq (um editor), a fim de publicar livros sobre aritmética de John Napier, Simon Stevin, Henry Briggs e do próprio De Decker, o que ocorreu em 1626 com Eerste Deel van de Nieuwe Telkunst. Em 1627 seguiram como Tweede Deel as tabelas logaritmicas decimais de Briggs (Arithmetica Logarithmica, 1624[2] ), que foram complementadas com os números de 20.000 até 90.000, que faltaram na publicação de Briggs. Em comparação com Briggs, os logaritmos foram reduzidos de 14 para 10 dígitos decimais. A primeira edição com o nome de De Decker foi muito pouco difundida, e a segunda edição de 1628 com o nome de Vlacq teve ao contrário grande sucesso, e Vlacq publicou também edições em outras línguas.

Como Vlacq publicou outras edições sem a contradição de De Decker, a muito se acreditava (por exemplo Dirk Jan Struik) que Vlacq tinha um papel importante no seu desenvolvimento. Isto foi recentemente rejeitado, pois Vlack era um editor e livreiro, mas não matemático.[3] Vlacq possivelmente foi o tradutor (De Decker não sabia muito bem latim) e o financiador dos livros.

Referências

  1. Denis Roegel A reconstruction of Adriaan Vlacq´s tables in the Trigonometria artificialis (1633), 2011, pdf. Algumas fontes indicam para o ano da morte também 1647.
  2. As primeiras tabelas logaritmicas decimais foram publicadas por Napier em 1614
  3. E. M. Bruins On the history of logarithms: Bürgi, Napier, Briggs, de Decker, Vlacq, Huygens, Janus, Volume 67, 1980, p. 241-260

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Otto E. van Poelje Adriaen Vlacq and Ezechiel de Decker: Dutch Contribution to the Early Tables of Briggsian Logarithms, Journal of the Oughtred Society, Volume 14, 2005, Nr.1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.