Fábia Maia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fábia Maia
Fábia Maia
Informação geral
Nome completo Fábia Loureiro Lopes Maia
Nascimento 25 de abril de 1993 (31 anos)
Local de nascimento Braga
Portugal Portugal
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Período em atividade 2017–presente
Página oficial linktree.com/fabiamaia

Fábia Maia (Braga, 25 de abril de 1993) é uma cantora e compositora portuguesa. Nascida em Braga e criada em Barcelos, começou a cantar e a tocar guitarra ainda em criança. Participou no Festival RTP da Canção 2021 com o tema "Dia Lindo", escrito e interpretado por si, alcançando a fase final do concurso. No mesmo ano, fez parte da playlist EQUAL Portugal no Spotify, o programa da plataforma que dá mais destaque a mulheres artistas nas playlists.

Com versões cover de temas do hip hop nacional, que lançou no seu canal no YouTube, Fábia foi descoberta em 2015 por Rui Miguel Abreu, que a convidou a participar no 1.º Festival Rimas e Batidas em Lisboa. Em 2017 iniciou o seu percurso discográfico com Melodia-me, seguindo-se outro EP em 2020, Santiago. Ainda em 2024, Fábia planeia editar o seu primeiro álbum de longa-duração, Avariações, com uma sonoridade mais próxima da pop, soul, R&B e de outras influências musicais importantes para si.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Fábia Loureiro Lopes Maia nasceu a 25 de abril de 1993 no extinto Hospital de São Marcos, em Braga, filha de mãe portuguesa, Sílvia Lopes, e de pai brasileiro, Ernilson Maia. Passou a juventude em Barcelos, criada apenas pela mãe e pela avó Dilória. Começou a cantar e a tocar guitarra ainda em criança, por iniciativa da avó, que lhe ofereceu a primeira guitarra e lhe pagou as aulas de música.

Na adolescência, descobriu alguns dos seus ídolos musicais até hoje - Avril Lavigne, Lauryn Hill, Damien Rice - que a tornaram menos complexada com a sua imagem e mais livre para se expressar. Por consequência de um desgosto amoroso, começou a publicar versões de hip hop no YouTube para tentar reconquistar a antiga paixão, que gostava deste estilo musical.[1] Ainda nessa altura, aventurou-se na escrita das letras e música dos primeiros temas.

Percurso académico[editar | editar código-fonte]

Em 2012, Fábia decidiu estudar Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade do Porto pelo gosto da escrita e literatura, incutido sobretudo pelo avô Fernando, que era escritor. No entanto, o curso não a satisfez e, no ano seguinte, ingressou em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior, curso que terminou em 2016. Seguiu-se uma pós-graduação na mesma universidade e área, Relações Internacionais, que concluiu em 2018. Atualmente, frequenta um mestrado em Família e Género.

Percurso musical[editar | editar código-fonte]

2015-2020: Início e primeiros EPs[editar | editar código-fonte]

Fruto da visibilidade que lhe trouxeram os vídeos de covers no YouTube, Fábia foi convidada pelo radialista Rui Miguel Abreu, em 2015, para participar no 1.º Festival Rimas e Batidas, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A par com os estudos, editou em 2017 o primeiro EP, Melodia-me, com a participação de Slow J (no tema homónimo do trabalho) e de Jimmy P (em "Má Vida"). Posteriormente lançou alguns singles, como “BarcelonaParis”, “A Vibe Certa” e “Nem Sei”, editados pela Universal, que lhe foram conferindo um lugar mais destacado no panorama do hip hop português. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, aproveitou para refugiar-se e refletir sobre o percurso feito até então. Resolveu dizer "adeus" ao hip hop com um trabalho discográfico mais introspetivo, Santiago, onde fala para o irmão que não nasceu devido a um aborto espontâneo da sua mãe.[1] Com este segundo EP, regressou às suas origens musicais (pop, jazz, soul, R&B) e aos ídolos da adolescência para se reconstruir e transitar para um estilo próprio.

Ainda nesse ano, recebeu o convite para participar no Festival da Canção 2021, o concurso nacional de seleção para o Festival Eurovisão da Canção. Em entrevistas, chegou mesmo a confessar que este foi o "melhor ano" da sua vida até à data e que o seu "coração intuitivo" lhe disse que seria chamada para o evento. "Dois anos antes tinha dito aos meus amigos: 'vou ser chamada para o Festival da Canção'. Toda a gente se riu, mas a verdade é que, em 2020, fui jurada regional do Festival [da Canção]. Depois, em novembro do mesmo ano, voltei a dizer-lhes que ia mesmo ao Festival e eles nem queriam crer".[1]

2021: Festival da Canção e showcases internacionais[editar | editar código-fonte]

A 20 de janeiro de 2021, a RTP, emissora responsável pelo Festival da Canção, divulgou os temas dos compositores selecionados para a edição daquele ano. "Dia Lindo", com letra, música e interpretação de Fábia Maia, foi atraindo comentários díspares e, entre elogios e reprovações, acabou por conquistar o público e o júri do concurso - composto por Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Rita Guerra e Vanessa Augusto - na primeira semifinal, garantindo a passagem para a final. Na última gala, realizada nos estúdios da RTP a 6 de março do mesmo ano, a canção terminou em 10.º lugar.

Em setembro, Fábia anunciou um pedido de crowdfunding na plataforma GoFundMe para editar o primeiro álbum de longa duração de forma independente.[2] Desta petição, fez acompanhar um texto onde explica o seu trajeto pela música e a sua motivação para continuar. "Hoje, em forma de partilha, percebi que todos os nãos que recebi por parte de managers, majors e outros associados da música são um elogio", afirmou, comentando que o título que escolheu para o disco, Avariações, simboliza a forma como se sente: uma estrangeira "dentro do próprio país". Como admitiu também, o título do álbum é um neologismo que junta as palavras "avaria" (pelo seu posicionamento disruptivo face à música mainstream) e "variações" (simbolizando a diferença pela liberdade e uma homenagem a António Variações, que a autora acredita concentrar em si todas estas diferenças).

Ainda em 2021, foi convidada para realizar vídeos de showcase para duas plataformas internacionais: Femnøise e Sofar Sounds. A primeira, uma organização sem fins lucrativos espanhola, convidou Fábia para a 1.ª edição do Femnoise Fest, um festival gamificado com o intuito de destacar o talento emergente de mulheres dissidentes na música. A segunda é uma comunidade de música ao vivo conhecida pelos shows privados e íntimos, publicados em streaming, que apresentou ao mundo a sonoridade livre de Fábia Maia num ambiente familiar.

Ações sociais[editar | editar código-fonte]

Para Fábia, a música sempre foi mais do que uma fonte de rendimento ou de fama. A artista utiliza a sua voz como um meio para fazer ativismo por causas sociais, sobretudo pelos direitos LGBT e os direitos da criança. Em junho de 2021, Fábia revelou que realizou um "desejo antigo" ao doar um violino seu a uma criança institucionalizada em Braga.[3] "Quis fazer isto para criar uma ligação entre mim e uma criança, que gostaria de acompanhar nos próximos tempos e incluir eventualmente em momentos musicais meus", confessou, afirmando que "se pudermos dar [um instrumento] a uma criança, podemos salvá-la através da música e mostrar que alguém se importa com ela”.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns / EPs[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Detalhes Editora/Gravadora
2024 (?) Avariações Álbum (em produção) Edição de autor
2020 Santiago EP (4 canções) Universal Music
2017 Melodia-me EP (8 canções) Disruptive Division

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Editora/Gravadora
2021 Dia Lindo Sony Music Portugal
2019 #nemsei Universal Music
2019 BarcelonaParis Universal Music
2019 My Baby Universal Music
2019 A Vibe Certa Universal Music

Referências

  1. a b c ago, João Pedro Sousa • 4 meses (1 de janeiro de 2021). «Fábia Maia: "O meu maior desafio vai ser fazer com que as pessoas entendam a minha linguagem"». ComUM. Consultado em 13 de maio de 2021 
  2. «Fábia Maia - Avariações organizada por Fábia Maia». gofundme.com. Consultado em 10 de novembro de 2021 
  3. Barcelos, Rádio Cávado (4 de junho de 2021). «Fábia Maia doa violino e ajuda a pagar aulas a criança carenciada». Rádio Cávado. Consultado em 11 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Fábia Maia:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata