Fábio Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fábio Machado
Informação geral
Nome completo Fábio Machado
Nascimento 1985
Origem Funchal, Madeira
País Portugal
Gênero(s) Clássico
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Bandolim
Outras ocupações Bandolinista, Professor
Página oficial www.fabiomachado.com

Fábio Machado (Funchal, Região Autónoma da Madeira, 1985) é um bandolinista português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou os seus estudos musicais aos nove anos e ingressou na Orquestra de Bandolins da Madeira (Recreio Musical União da Mocidade) na qual foi Concertino, realizando diversos concertos com a Orquestra e apresentando-se várias vezes como solista.[1]Estudou no Conservatório de Música “C. Pollini” de Pádua sob a orientação da virtuosa bandolinista Dorina Frati.[2]

Em Setembro de 1998 realiza com a Orquestra uma turné artística pelo norte e centro de Portugal, com concertos em Águeda, Vila do Conde, Benavente, Santarém e Expo 98. Apresentou-se como solista com a mesma Orquestra numa digressão feita ao Reino Unido, realizando 8 concertos pelo país, onde actuou nas maiores catedrais Inglesas, sendo de destacar o concerto na melhor sala acústica de Inglaterra, St. George's Bristol, e o concerto realizado na Capela São Jorge em Windsor, este último inserido oficialmente nas Comemorações dos cinquenta anos do Jubileu da Rainha Isabel II de Inglaterra.

É de destacar as suas interpretações de Caprichos Solo de N. Paganini,[3][4] e a gravação de um DVD onde interpreta "Chaconne" em Sol menor de Tomaso Vitali. Além de ter gravado 2 CDs e um DVD.[5] com a Orquestra de Bandolins da Madeira, actua regularmente em Itália, Alemanha, Inglaterra, Portugal e EUA.

Demonstrando sempre um grande interesse pela música contemporânea, o compositor norueguês Oddvar Kvam dedicou-lhe uma das suas obras, “A Special Day” para Bandolim e Piano.[6]

Referências

  1. Salvador, José (Outubro 9, 2008). "Bandolinista madeirense brilha na Europa" Arquivado em 2009-09-25 no Portuguese Web Archive Diário de Notícias.
  2. Salvador, José (Fevereiro 27, 2005)."Virtuoso em Itália". Revista do Diário de Notícias.
  3. Salvador, José (Fevereiro 18, 2003). "Recreio Musical celebra hoje {{subst:Número2palavra2|90}} anos com concerto no Baltazar Dias" Arquivado em 7 de outubro de 2011, no Wayback Machine. Diário de Notícias.
  4. Salvador, José (Fevereiro 20, 2003). "Bandolins brilharam no Baltazar Dias " Arquivado em 7 de outubro de 2011, no Wayback Machine. Diário de Notícias.
  5. Salvador, José (Dezembro 22, 2004). "Bandolins tocam no Teatro" Arquivado em 7 de outubro de 2011, no Wayback Machine. Diário de Notícias.
  6. Currículo, Página oficial de Fabio Machado <http://www.fabiomachado.com/PT/indexpt.html>. Visitado em 21 de Julho de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]