Fácies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Denomina-se fácies ao conjunto de rochas com determinadas características distintivas, quer paleontológicas (fósseis) quer litológicas, considerando qualquer aspecto composicional, químico ou mineralógico, morfológico, de estrutural ou textura (assim a forma, o tamanho, a disposição dos seus grãos e a sua composição de minerais) que ajudem a conhecer onde e quando se formou a rocha. O termo fácies também é usado para o ambiente onde se formou ou transformou a rocha; assim: fácies sedimentar; fácies vulcânico; fácies metamórfico.

O termo fácies foi cunhado pelo geólogo suíço Amanz Gressly em 1838 .

Fácies na arqueologia[editar | editar código-fonte]

Emprestado a partir da estratigrafia geológica, o termo fácies no sentido arqueológico (e especialmente no paleontológico), serve como categoria descritiva para todos os aspectos e características de uma classe de manufaturados homogêneos. Acompanhado pelo nome do grupo que identifica (assim e.g. "fácies de Fiorano", "fácies de Castelluccio", a "cerâmica impressionada", etc), a palavra substitui a utilização do conceito demasiado genérico da 'cultura'.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.