Fáscia (arquitetura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Fáscia.
Detalhes arquitetônicos de um telhado em Khotachiwadi, Índia.

Fáscia é um termo arquitetônico para um friso vertical ou faixa sob uma borda do telhado, ou que forma a superfície externa de uma cornija, visível para um observador.[1][2]

Tipicamente consistindo de uma tábua de madeira, PVC ou chapas metálicas não corrosivas, muitas das fáscias não domésticas feitas de pedra formam uma cornija entalhada ou estendida em qual caso o termo fáscia é raramente usado.

A palavra fáscia deriva do latim "fascia" que significa "banda, atadura, fita, faixa".[3] O termo também é usado, embora menos comumente, para outras superfícies semelhantes a faixas, como uma faixa larga e plana ao redor de uma porta, diferente e separada da superfície da parede.

A "tábua de fáscia" horizontal que cobre a extremidade das vigas do lado de fora de um prédio pode ser usada para segurar a calha de chuva. A superfície acabada abaixo da fáscia e das vigas é chamada de intradorso ou beiral.

Na arquitetura clássica, a fáscia é a faixa larga e plana na parte inferior do entablamento, diretamente acima das colunas. A "guttae" ou borda de gotejamento era montada na fáscia na ordem dórica, abaixo do triglifo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Beiral, uma projeção de telhado além da linha de um edifício
  • Calha, elemento construtivo composto por um cano entrecortado, ao longo do beiral de um telhado cuja finalidade é recolher a água.

Referências

  1. «Understanding Fascia and Soffit Repair». AngiesList.com. 2015. Consultado em 12 de outubro de 2015 
  2. «Quais são Madeira Fascia--arquitetura». jardim.98905.com. Consultado em 18 de dezembro de 2018 
  3. «fascia - Wiktionary». en.wiktionary.org (em inglês). Consultado em 18 de dezembro de 2018