Fórum Holitório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diagrama do Fórum Holitório, com os três templos que estão debaixo de San Nicola in Carcere no centro.
As colunas do antigo Templo da Esperança incorporadas nas paredes de San Nicola in Carcere.

Fórum Holitório (em latim: Forum Holitorium , "mercado dos verdureiros") era o mercado (macelo)[1] de vegetais, ervas e óleos da Roma Antiga. Ele ficava fora da Porta Carmental, no Campo de Marte, apertado entre o Fórum Boário ("mercado de gado") e os edifícios do Circo Flamínio[2].

Templos[editar | editar código-fonte]

Quatro templos da era republicana estavam na área do mercado. Os dois mais antigos foram construídos durante a Primeira Guerra Púnica, o primeiro, o Templo de Jano, dedicado por Caio Duílio depois de sua vitória numa batalha naval em Milas contra os cartagineses em 260 a.C.[3]. Um Templo da Esperança (em latim: Spes) foi construído logo depois por Aulo Atílio Calatino[4]. Um Templo de Juno Sóspita foi construído em 197 a.C. e dedicado dois anos depois. Finalmente, o Templo da Piedade foi dedicado em 181 a.C. por Mânio Acílio Glabrião, cônsul em 154 a.C., e posteriormente, demolido para abrir espaço para o Teatro de Marcelo[5].

Sob a moderna igreja de San Nicola in Carcere estão as ruínas de três templos, lado-a-lado e de mesma orientação, de frente para o Fórum Holitório. Além de algum mármore de restaurações posteriores, os fragmentos arquiteturais são do período republicano em travertino, tufo e peperino (antigamente decorados com estuque). O maior deles, na posição central, era jônico e provavelmente era o de Spes. O mais ao norte era o segundo maior, também jônico e geralmente assume-se que era o Templo de Jano mencionado nas fontes escritas, provavelmente de 90 a.C. Era um hexastilo peripteral, com exceção do fundo, e seis de suas colunas, de 0,7 metros de diâmetro, ainda estão in situ, incorporadas na parede da igreja. O templo mais ao sul era o menor e dórico, provavelmente o Templo de Juno Sóspita.

As ruínas foram incorporadas e estão abaixo da igreja. Restos de outros templos estão abaixo e à volta de Sant'Omobono.

Localização[editar | editar código-fonte]

Planimetria do Campo de Marte meridional


Referências

  1. Varrão, De lingua latina 5.146.
  2. Lawrence Richardson, A New Topographical Dictionary of Ancient Rome (Johns Hopkins University Press, 1992), p. 165.
  3. Tácito, Annales 2.49.
  4. Cícero, De Legibus 2.28; Tácito, Annales 2.49.
  5. Richardson, New Topographical Dictionary, p. 165.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fórum Holitório