Fórum de Trajano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fórum de Trajano
O Fórum de Trajano, no centro, com os mercados.
Local IV Templo da Paz
Construído em 106-112 d.C.
Construído por/para Trajano
Tipo de estrutura Fóruns imperiais
Artigos relacionados Monte Quirinal, Monte Capitolino , Coluna de Trajano, Mercado de Trajano
Fórum de Trajano está localizado em: Roma
Fórum de Trajano

O Fórum de Trajano é o último (cronologicamente) dos fóruns imperiais da Roma Antiga,[1] construído a mando do imperador Trajano com os despojos de guerra da conquista da Dácia (106 d.C.).[1] O Fasti Ostiensi[2] refere que o fórum foi inaugurado em 112 d.C., enquanto que a coluna de Trajano foi inaugurada a 113 d.C..

Para a construção deste monumental complexo, onde se podem ainda encontrar os mercados de Trajano, foram necessárias extensas escavações, que resultaram na remoção parcial de partes dos montes Quirinal e Capitólio, que fechavam o vale ocupado pelos fóruns imperiais em direcção ao Campo de Marte.

Presume-se que as escavações tenham sido iniciadas sob o reinado de Domiciano, embora o projecto do fórum tenha sido atribuída na íntegra ao arquitecto Apolodoro de Damasco,[1] que acompanhou o imperador Trajano nas campanhas na Dácia.

Durante a construção, vários outros projectos decorriam em paralelo: os mercados, o Fórum de César (onde foi construída a Basílica Argentária), e a remodelação do Templo de Venus Genetrix.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Roth, Leland M. (1993). Understanding Architecture: Its Elements, History and Meaning First ed. (Boulder, CO: Westview Press). ISBN 0-06-430158-3. 
  2. CIL XIV, 4543 = Ladislav Vidman, Fasti ostienses, Praga, Academia, 1982, 48, pl. 12.

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fórum de Trajano
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.