F-Secure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
F-Secure Corporation
Indústria Segurança de Computadores
Fundação 1988
Pessoas-chave Risto Siilasmaa, Fundador e Presidente
Kimmo Alkio, CEO
Mikko Hyppönen, Chefe de Pasquisas
Produtos F-Secure Anti-Virus
F-Secure Internet Security
F-Secure Mobile Anti-Vírus
Página oficial www.f-secure.com

F-Secure é a denominação da empresa localizada em Helsinki (Finlândia) no qual desenvolve soluções que protegem consumidores e empresas contra diversas ameaças no espaço digital desde de 1988. Com mais de vinte anos no mercado de soluções de segurança, a F-Secure é uma das maiores empresas neste nicho se destacando principalmente na Europa. Contudo possui escritórios em vários países diversificando assim sua atenção para proteção em todo globo. Segundo a empresa, o grande diferencial de seus produtos em relação aos seus concorrentes é a velocidade de resposta quando for encontrada uma nova ameça. Suas soluções abrangem não só desktops, mas é considerada como líder de mercado na Europa com sua solução para proteger telefonia móvel. Possui premiadas soluções de segurança para estações de trabalho, gateway, servidores e telefonia móvel.

História[editar | editar código-fonte]

F-Secure está historicamente relacionado ao FRISK Software International, uma companhia baseada na Islândia, que publica F-Prot antivírus. O original F-Prot, Conglomerado de empresas com colaboradores islandeses, finlandês e pesquisadores de antivírus de computador americano se desfez durante a década de 1990 e as empresas resultantes dividiram o mercado mundial. Por um tempo, alguns dos produtos era comercializado como "F-Prot Professional". A partir de 2006, com a super-capacidade de detecção de vírus do Frisk, F-Prot do mecanismo de verificação, ainda estão presentes em produtos F-Secure.

Em novembro de 2005, F-Secure comprou ROMmon, um grupo de tecnologia de informação de segurança para o controle de spam, segurança de sistemas e ataques de rede.

Em fevereiro de 2008, F-Secure registrou aumento de 20% no faturamento em 2007, que totalizou 96,8 milhões euros, ante 80,7 milhões de euros obtidos no ano anterior. Grande parte desse crescimento é devido ao aumento de 38% na oferta de segurança como serviço via internet, modalidade de fornecimento de software com a qual já atua há alguns anos.

Em fevereiro de 2009, F-Secure fecha ano de 2008 com crescimento de 17% no faturamento. Esse crescimento foi especialmente forte no segmento de provedores de serviços de internet (ISPs). No Brasil, embora a empresa não divulgue números regionais, as vendas cresceram 102% em relação ao ano de 2007. Em 2009 em uma parceria com a empresa Net serviços lançou o produto Cyber Anjo, para clientes utilizadores do Net virtua.

Em 7 de Agosto de 2009, A F-Secure anuncia a compra da Steek, fabricante francesa de soluções de armazenamento on-line e gerenciamento de dados para linhas fixas e móveis, por 27,5 milhões de euros. Visando assim o fortalecimento da sua posição no mercado de soluções de software como serviço (SaaS).

Soluções de Segurança[editar | editar código-fonte]

A empresa F-Secure possui diversas soluções para nos ajudar a lidar dia-a-dia com possíveis ameaças em nosso espaço digital. Essas soluções possuem versões em múltiplas plataformas como sistemas operacionais da Microsoft Windows e Linux originalmente introduzido em meados de 2004 e 2005. As proteções contra diversas ameaças como vírus, spywares, riskwares, rootkits, phishing, trojans, worms, buffer overflow, ameaças residentes em memória, DDoS, dialers, DHAs, botnets, tracking cookies, miners e keyloggers, entre outros.

Os principais produtos são:

Destinada para Usuários Domésticos:

  • F-Secure Anti-Vírus
  • F-Secure Internet Security
  • F-Secure Mobile Anti-Vírus

Destinada para Usuários de Pequenas e Médias Empresas:

  • F-Secure Client Security

Destinada para Usuários de Grandes Empresas:

  • F-Secure Anti-Vírus Enterprise Suite
  • F-Secure Home Server Security
  • F-Secure Messaging Security Gateway
  • F-Secure Mobile Security

As soluções acima possuem instalador em diversos idiomas, globalizando assim seu campo de atuação:

Português (Brasil), Português (Portugal), Inglês, Francês, Italiano, Sueco, Norueguês, Dinamarquês, Finlandês, Espanhol, Holandês, Polonês, Húngaro, Tcheco, Alemão, Grego, Turco, Esloveno e Japonês.

Produtos em estágio Techology Preview (BETA)[editar | editar código-fonte]

As soluções em estágio Techology Preview ou Beta Programs estão:

F-Secure Internet Security Technology Preview

A última versão (9.50 build 961) lançado em 18 de junho de 2009.

Benefícios do programa Technology Preview:

  • Sneak preview das novas tecnologias;
  • Capacidade de influência no produto final;
  • Seis meses de assinatura gratuita.

Novas funcionalidades incluem:

  • Remoção de vírus e spyware em níveis de segurança aprimorados;
  • Alteração do padrão de segurança dos limites de controle de desempenho;
  • Mais funcionalidade na interface principal;
  • Buscando o apoio da Protecção para o Windows 7;
  • F-Secure user interface Gadget adicionado ao ambiente de trabalho após a instalação.

Sistemas operacionais suportados:

  • Windows Vista SP1 e SP2 (32-bit e 64-bit) ;
  • Windows XP SP1, SP2 e SP3 (32-bit e 64-bit) ;
  • Windows 7 BETA (Suporte Experimental) ;
  • Windows 7 RC 7100 (Build Suportada).

Nota: Se você estiver usando uma build do Windows 7 BETA no MSDN ou TechNet, não é recomendado que você instale essa compilação que porque tem um problema de desempenho pouco depois do lançamento foi feito. Este problema não afeta o público do Windows 7 RC (build 7100) que está disponível no site de download da Microsoft.

Tecnologia F-Secure[editar | editar código-fonte]

A F-Secure possui produtos para PC usando uma característica chamada Countersign, uma tecnologia de antivírus que integra múltiplos mecanismos de varredura para sobre-malware de acesso e identificação de adware, bem como de tempo de detecção de rootkits. F-Secure tem acordos OEM com fabricantes de segurança diversos mecanismos para integrar a tecnologia de detecção em suas próprias ofertas, incluindo uma cooperação de longa data com o Kaspersky Lab, Rússia, Frisk da Islândia e especialista em proteção de Norman AB. Seus produtos previamente incluídos Kaspersky, Orion, Pegasus, Draco, Libra, Hydra e Gêmeos com Blacklight e DeepGuard. No entanto, a nova versão inclui motor de base apenas do Kaspersky, Hydra, Gemini, Pégaso, o novo 2.0 e DeepGuard, Blacklight, a fim de ser mais leve nos recursos do sistema. Esta escolha também resultou em uma taxa de detecção melhorada. A partir da versão 2010, F-Secure também utiliza o BitDefender nos motores de seus produtos.

DeepGuard, agora em sua versão 2.0, é de tecnologia própria (in-house) HIPS ou tecnologia de monitoramento do sistema avançado, que detecta novas ou desconhecidas, intrusões de malware baseado como incomuns, as alterações suspeitas no sistema Windows e bloqueia automaticamente os processos apanhados antes de ser executado. Porém é um recurso intensivo e requer hardware bastante forte para trabalhar sem afetar a experiência do cliente.

Requerimentos Mínimos:

1 GHz CPU com 512MB de RAM ou mais recomendado

Premiações e Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

As principais premiações e reconhecimento sobre as soluções da F-Secure pelo mundo:

Vírus Bulletin (VB100) 37 Success / 15 Failure / 13 No Entry

Ligações externas[editar | editar código-fonte]