FC Enikon Augsburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FC Enikon Augsburg
FC Enikon Augsburg.png
Nome FC Enikon Augsburg
Fundação 1978
Extinção 1995
Divisão 2011 Extinto
editar

FC Enikon Augsburg 1978 foi uma agremiação esportiva alemã extinta, fundada em 1978, sediada em Augsburg, na Baviera, ativa desde o final dos anos 1970 até meados dos anos 1990.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi formado, em 1978, por croatas migrantes e definhou nas ligas inferiores da liga de Schwaben na maior parte de sua curta existência. A equipe, porém, ascendeu em uma competição de maior nível através do apoio financeiro da empresa de construção civil croata Enikon.

A equipe subiu rapidamente durante os anos 1990, conquistando acessos quase todos os anos. Um título na Bezirksliga Schwaben-Süd (VII), em 1992, o levou à Bezirksoberliga Schwaben (VI). Depois de terminar em segundo, ganhou o acesso à Landesliga Bayern-Süd (V), através da promoção dos play-offs. Outro resultado de segundo lugar, além de uma bem-sucedida fase de promoção para a Landesliga na qual se sagrou vice-campeão garantiu o time na Bayernliga (IV) na temporada 1994-1995.

Em verdade, o objetivo primário do Enikon era de que o time jogasse contra o rival FC Augsburg. O time quase perdeu essa meta quando foi promovido para a Regionalliga Süd (III).

A equipe, contudo, encontrou dificuldades na Bayernliga. Após um início promissor, em que o Enikon ganhou seus dois primeiros jogos na temporada, a equipe rapidamente deslizou para a zona de descenso. O time terminou em 16º lugar com uma campanha de dez vitórias, nove empates e quinze derrotas e teria normalmente sido rebaixado se o 1. FC Amberg não se retirasse do campeonato. Portanto, o Enikon participou dos play-offs visando a permanência na divisão[1]. A equipe venceu seu primeiro jogo contra o Alemannia Haibach por 2 a 1, mas capitulou diante do SpVgg Weiden 2010, caindo para a Landesliga.

A dissolução do clube[editar | editar código-fonte]

Quando a campanha do clube na Bayernliga foi chegando ao fim, ficou claro que a patrocinadora Enikon não poderia postergar o seu apoio. Logicamente sem seu único investidor, a equipe não conseguiu se dar ao luxo de disputar a temporada seguinte. A fatídica decisão de extinção da agremiação e o clube foi dissolvido após a temporada 1994-1995. A proposta de fusão com o TSG Augsburg para que o clube se mantivesse na Landesliga não se materializou, assim como as dificuldades financeiras só aumentaram e precipitaram o fim das negociações.

Legado[editar | editar código-fonte]

Como muitos imigrantes baseados em clubes na Alemanha, o Enikon sofreu com a falta de um terreno para concentração e instalações de treinamentos ao longo de sua existência, ao precisar partilhar instalações com outros clubes da cidade.

O clube foi bem reconhecido na região pela habilidade técnica de seus jogadores, que eram em sua maioria, mas não exclusivamente, de origem croata. O suporte para essa teoria se comprova pela sua rápida ascensão, além de sua conquista, em 1994, do da Schwaben seguida por um título da Baviera. O FC Enikon permanece até hoje como o mais bem-sucedido clube não-migrante turco na Baviera.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Die Bayernliga 1945–1997 (em alemão) publicado em: 1997;

Referências

  1. Bayernliga table 1994-95 (em alemão) Weltfussball.de, accessed: 1 May 2011