Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de FENEIS)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

A Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa de políticas em educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos. Desenvolve ações de educação informal e permanente, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. Oferece, também, atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, programas especiais para crianças e terceira idade, dentre outros.

É filiada à Federação Mundial dos Surdos, conta com uma rede de sete Administrações Regionais, e, face à importância, suas atividades foram reconhecidas como de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal.

História[editar | editar código-fonte]

A Feneis foi fundada em 1987 (Feneida, como era chamada na ocasião, era constituída apenas por pessoas ouvintes).

Em 1987 foi reestruturado o estatuto da instituição, que passou a ter o nome Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - Feneis.

Com incentivos da Coordenadoria Nacional para a Integração de Pessoas Portadoras de Deficiência - CORDE, do Ministério da Justiça, foram realizadas conferências para a inserção de surdos no mercado de trabalho. Hoje emprega mais de setecentos pessoas surdas.

Trabalho[editar | editar código-fonte]

Desde de sua fundação, o maior propósito tem sido divulgar a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Ao longo dos anos, a Feneis esteve envolvida em várias atividades como: encontros, seminários, cursos e outros trabalhos, que sempre visaram esclarecer para a sociedade em geral, a importância de respeitarem a forma de comunicação da comunidade surda, a sua cultura e, porque não dizer, a sua história de evolução enquanto minoria linguística, que há séculos vem lutando pelo espaço e reconhecimento de direitos que lhe são inerentes.

Importantes vitórias foram alcançadas com a oficialização e a regulamentação da Libras, mas não pode parar por aí, precisa continuar lutando por uma educação de qualidade, pela acessibilidade e por novas oportunidades no mercado de trabalho para os surdos. Ademais, a FENEIS vem fazendo campanha em favor dos Surdos Unilaterais que estão atualmente no Limbo Jurídico, pois uma ora é excluído por apresentar a surdez, em outro momento por não ser considerado deficiente, em decorrência desse impasse são excluídos do mercado de trabalho pela falta de uma posição isonômica da lei. Certa vez houve um boicote desfavorável a esse projeto de lei em uma página das páginas da FENEIS no facebook, a FENEIS SÃO PAULO, gerando uma repercussão catastrófica para os unilaterais e defensores dos direitos destes, comunidade vem lutando contra isso, pois todos precisam de mais reconhecimento e compreensão.

A Feneis vem fazendo a sua parte, com o apoio de suas administrações regionais e de seu quadro de filiadas, que, aliadas ao mesmo objetivo, vêm buscando qualificar suas atividades para atenderem da melhor forma possível as demandas da comunidade surda brasileira.

Sistema Feneis[editar | editar código-fonte]

A estrutura organizacional da Feneis está definida a partir do foco da Comunidade Surda e da sociedade. O Sistema Feneis, especialmente através de suas administrações regionais, mantém relacionamento direto com a Comunidade Surda do país, buscando sempre e de diversas formas o contato com as partes interessadas, retroalimentando seu banco de dados.

O Sistema Feneis possui como base de sua estrutura funcional a gestão biológica, derivada do funcionamento dos sistemas vivos, que pressupõe que a estrutura ideal para o exercício da liderança é menos hierárquica e mais compartilhada, funcionado em rede, o que possibilita que as parte se auto organizem para a consecução dos objetivos de suas ações. Essa estrutura permite o fluxo da comunicação, minimizando barreiras, com uma abordagem por processos que percorram toda a empresa, privilegiando o foco da Comunidade Surda e do mercado do trabalho (Feneis abre as portas para convênios que visem ofertas de trabalho para surdos) e a melhoria contínua do sistema de gestão.

Por tudo isso que, a partir de 2016, a Feneis, que acredita na eficiência dessa estrutura, adotou o nome Sistema Feneis.

Administração Regional[editar | editar código-fonte]

A Sistema Feneis desde sua fundação tem como meta disseminar a Libras Língua Brasileira de Sinais pelo Brasil. Partindo deste pressuposto, vem lutando pelos direitos dos Surdos, realizando encontros e seminários, divulgando e debatendo assuntos não somente relacionados a importância da Libras, como forma de comunicação dos Surdos, mas também sobre outras áreas de interesse da Comunidade Surda. Mas, atingir todo o território nacional, constituía-se como uma tarefa difícil e ao mesmo tempo um desafio e um sonho a se conquistar. Pensando na importância de expandir os trabalhos da Federação e, assim garantir o atendimento das demandas dos Surdos de outros estados, foram criados administrações regionais. O apoio e as atividades que realizam reforçam os objetivos da Feneis e assim nos somamos por todo o Brasil, criando uma rede de informação e serviços de forma sempre a atender da melhor forma possível os que nos procuram.

  • Administração Regional do Ceará - Fortaleza
  • Administração Regional do Distrito Federal - Brasília
  • Administração Regional de Minas Gerais - Belo Horizonte
  • Administração Regional do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
  • Administração Regional do São Paulo - São Paulo
  • Administração Regional do Paraná - Curitiba
  • Administração Regional do Rio Grande do Sul - Porto Alegre

Programas Sociais[editar | editar código-fonte]

Os programas sociais da Feneis promovem a cidadania e incitam o desenvolvimento da comunidade surda.

  • Programa Nacional de Surdocegos
  • Programa Nacional de Acessibilidade
  • Programa Nacional de Jovens Surdos

Apoia o Projeto de Lei 1361/2015 - Agora no Senado Federal[editar | editar código-fonte]

Na página do Senado Federal há como votar a favor do Projeto de Lei 1361/2015 ou PLC 23/2016 que protegem os Surdos Unilaterais tornando-os deficientes pela lei e assim o FENEIS faz a comunidade surda avançar.

Referências

Portal Feneis (www.feneis.org.br)