FF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso. Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 16 de junho.

FF
Informação geral
Nome completo Fernando João Duarte do Carmo Abrantes Fernandes
Também conhecido(a) como FF
Nascimento 3 de maio de 1987 (31 anos)
Origem Lisboa
Gênero(s) Pop
Instrumento(s) Vocais
Período em atividade 2005 - presente
Outras ocupações Ator
Gravadora(s) Farol
Assinatura de FF.gif

Fernando João Duarte do Carmo Abrantes Fernandes, mais conhecido pelo seu nome artístico FF (Lisboa, 3 de maio de 1987),[1] é um músico português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Lisboa e morou em Almada até aos sete anos de vida. Com os pais mudou-se para o Alentejo, pois a mãe do cantor já tinha lá família e o pai de ter o seu próprio terreno. Fez a terceira e quarta classe em Vila Nova da Baronia.

Em 1999 teve o seu primeiro contacto com os palcos, participando no concurso televisivo "Bravo Bravíssimo" da SIC , para jovens talentos chamado, do qual saiu vencedor.

A partir desse momento decidiu apostar na sua formação musical, tirando um curso básico de instrumento (canto, piano e violino) com a duração de três anos, na Escola Profissional de Évora. No final do curso teve a oportunidade de protagonizar o teatro musical "Um Sonho Magico" idealizado pelos seus professores de violino e piano iniciando assim a sua experiência de representação no CCB.

Em 2002 muda-se novamente para Lisboa para tirar um curso de representação na Escola Profissional de Teatro de Cascais. No final do curso fez um casting para a série "Morangos com Açúcar" e começa a pôr em prática tudo aquilo que tinha aprendido nos últimos seis anos.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Desempenhou na série Morangos com Açúcar[3] a personagem "Tomé", um jovem recatado que tinha o secreto gosto pela música, nomeadamente de cantar, mas não o conseguia fazer em público.[4]

Esteve um ano na série e depois acaba por passar a ser conhecido como FF (inicias do seu nome) e assina contrato com a editora discográfica portuguesa Farol. Iniciou uma digressão para promover o seu primeiro álbum de estúdio, "Eu Aqui", que atinge vendas superiores a 80.000 unidades.

Seis meses mais tarde é lançado o registo FF Live Tour que atingiu o disco de ouro em Portugal.

A Música Nasce, editado em 2007, é o seu segundo álbum de originais.

Faz vários trabalhos em musicais como o "Fame", no qual interpretou a personagem Nick Piazza e "High School Musical 2 - O espectáculo" em que fez de personagem principal, Troy Bolton. Em 2010 lança o álbum "O Jogo Recomeça".

Em 2012, participou na segunda edição do programa da TVI "A Tua Cara Não Me É Estranha",[5][6] tendo terminado em 2.º lugar na final. Venceu depois a Grande Final das duas edições de "A Tua Cara Não Me É Estranha".[7] Participou, juntamente com Vanessa Silva, no programa da TVI "A Tua Cara Não Me É Estranha - Duetos", tendo resultado vencedor na final.

Em 2014 lança o disco Saffra.[8]

Em 2017/18 teve participação em Espelho d'Água.[9]

A Tua Cara não me é Estranha[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Biography for Fernando Fernandes (IV)"» (em inglês). IMDb. Consultado em 21 de Novembro de 2009. 
  2. «O cantor FF partilhou connosco a evolução da sua voz ao longo dos anos». www.msn.com. 17 de abril de 2018. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  3. Martins da Costa, Kike (24 de março de 2004). «Novela portuguesa "Morangos com Açucar" estréia no dia 29 - 24/03/2004 - UOL Televisão». televisao.uol.com.br. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  4. «Morangos VI - Catarina discute com Tomé». TVI Player. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  5. leitor@destak.pt, Destak, (23 de janeiro de 2012). «'A Tua Cara Não Me É Estranha': TVI obtém melhor resultado do ano na noite de estreia». Destak.pt. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  6. www.dezanove.pt (30 de maio de 2012). «Revistas começaram a perseguir FF». Consultado em 14 de abril de 2018. 
  7. a b «Final de "A Tua Cara Não me é Estranha" arrasa e vence "Ídolos" – A Televisão». A Televisão. 2 de abril de 2012. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  8. artesonora.pt. «Fernando Fernandes (FF) apresenta "Saffra"». Consultado em 14 de abril de 2018. 
  9. Pinto, Pedro (8 de março de 2017). «"Espelho D'Água": Leia a sinopse oficial da nova novela da SIC | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  10. «O Jogo Recomeça by Ff - Music Charts». acharts.co (em inglês). Consultado em 10 de junho de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]