FK Drina Zvornik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Drina Zvornik
Nome Fudbalski klub Drina Zvornik
Fundação 1945 (79 anos)
Estádio Estádio da Cidade de Zvornik, Zvornik
Capacidade 3 020
Localização Zvornik, Bósnia e Herzegovina
Treinador(a) Miodrag Jevtic
Competição Primeira Liga - República Sérvia (segunda divisão bósnia)

Fudbalski klub Drina Zvornik (cirílico sérvio: Фудбалски клуб Дрина Зворник) é uma associação profissional de futebol da cidade de Zvornik, situada na Bósnia e Herzegovina.

O clube compete na Primeira Liga da Republika Srpska[1] e joga suas partidas em casa no Gradski Stadion (Estádio da Cidade) em Zvornik, que tem capacidade para 3.020 espectadores.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O futebol começou a ser jogado em Zvornik logo após a Primeira Guerra Mundial. A primeira partida de futebol foi disputada em 1924 entre um time de Zvornik e visitantes de Srebrenica. O primeiro clube de futebol foi formado em 1933 e batizado de Zmaj od Noćaja. Representava a comunidade sérvia da cidade. Um ano depois, o clube bósnio Sloga foi formado, então a cidade de Zvornik teve dois clubes de futebol no período entre as duas guerras mundiais. Pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, os dois clubes são desmembrados e um novo clube chamado Omladinac é formado.

Logo após o fim da guerra, um novo clube, o FK Drina, foi formado. O primeiro presidente do clube foi o Sr. Nikola Mastilica. A primeira partida registrada pela imprensa e provavelmente a primeira na competição foi disputada em 17 de maio de 1946, em Tuzla, contra o FK Sloboda Tuzla. Durante o período na Iugoslávia, o clube jogou principalmente em ligas nacionais inferiores.

Com a dissolução da Iugoslávia, em 1992, é formada a Federação de Futebol da República Sérvia. Drina Zvornik foi membro da primeira temporada da liga em 1995-96 a ser organizada pelo FSRS. O campeonato foi dividido em dois grupos e o clube disputou a Primeira Liga - Leste. Nesta primeira temporada, o clube acabou rebaixado, mas depois de apenas uma temporada o clube como campeão da Segunda Liga, foi promovido e jogou na Primeira Liga na temporada 1997-98. O clube sofreu rebaixamento mais uma vez, mas voltaria à Primeira Liga na temporada 2002-03, desta vez permanecendo na liga até 2010. Na temporada de 2009-2010, o clube foi o campeão da liga, e agora sendo a Primeira Liga da República Sérvia parte do sistema de liga da Bósnia e Herzegovina, o clube alcançou seu maior resultado de todos os tempos e foi promovido à Premijer Liga, mas foi rebaixado novamente para a segunda divisão, depois de terminar em último em sua primeira temporada na Premijer Liga.

Em 2013–14, Drina Zvornik terminou em primeiro lugar na Primeira Liga da Republica Sérvia e foi novamente promovido à Premijer Liga.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Primeira Liga - RS (2): 2009-10, 2013-14
  • Segunda Liga - RS (2): 1996-97, 2001-02

Referências

  1. «Poznati svi učesnici Prve lige RS u fudbalu». nezavisne.com (em bósnio) 
  2. «FK Drina». FSRS (em sérvio) 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.