FL Studio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

FL Studio (originalmente Fruity Loops Studio) é um DAW desenvolvido pela empresa belga Image Line. O FL Studio possui uma interface gráfica com base em um sequenciador de música. O programa está disponível em quatro edições diferentes para o Windows, incluindo Fruity Edition, Producer Edition, Signature Bundle e All Plugins Bundle.

A Image-Line oferece atualizações gratuitas ao programa, ou seja, os clientes recebem todas as atualizações futuras do software gratuitamente. Image-Line também desenvolve FL Studio Mobile para iPod Touch, iPhone, iPad e dispositivos Android. O FL Studio pode ser usado como um instrumento VST noutros programas de estações de trabalho de áudio e também funciona como um cliente ReWire. A Image-Line também oferece outros instrumentos VST e aplicações de áudio. FL Studio é usado por produtores de música eletrônica, House, Progressive House, Hip-Hop, Trance, drum and bass, etc.

O FL Studio é muito popular para criação de instrumentais de Rap e Hip-Hop. Beatmakers de todo o mundo utilizam o FL Studio para produzir beats por sua grande facilidade em sequenciamento MIDI.

Usuários famosos[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

História[editar | editar código-fonte]

Antes de tudo, os cofundadores Frank Van Biesen e Jean-Marie Cannie, tinham planos de desenvolver um jogo, baseado no sucesso da época, Tetris. Porém procurando mais diversão, desenvolveram um StepSequencer, que, mais tarde, foi se moldando até virar um DAW.

A primeira versão do FruityLoops (1.0.0) foi desenvolvida por Didier Dambrin e foi parcialmente liberado em dezembro de 1997. Seu lançamento oficial ocorreu no início de 1998, quando ainda era um MIDI drum machine de quatro canais. Dambrin se tornou Chefe de Arquitetura do Software para o programa, e rapidamente passou por uma série de grandes melhoramentos que o fizeram em uma popular e complexa Estação de Trabalho de Áudio Digital.

FL Studio sofreu onze grandes atualizações desde a sua criação, e FL Studio 12 foi lançado em abril de 2015, sendo a atualização mais radical do software, envolvendo inúmeras novidades e modificações.

Visão Geral do Software[editar | editar código-fonte]

Edições[editar | editar código-fonte]

  • FL Studio Express (Descontinuada, após a 10ª versão) - Esta versão permite somente a criação de loops de 64 etapas, sendo recomendada para simples edições de áudio. Cada pattern pode ser composta por um número ilimitado de instrumentos tanto de samples nativos ou instrumentos VST. Instrumentos na pattern podem ser encaminhados para o Mixer, para o processamento de efeitos, e os efeitos a partir da versão 10.0 incluem: Delay, Delay Bank, Equo, Flangus, Love Philter, Vocoder, Parametric EQ & EQ2, Multiband Compressor, Spectroman, Stereo Enhancer, Wave Candy, Wave Shaper, e Soundgoodizer. Não há piano roll, playlist, automação, gravação de áudio, ou VST / Cliente ReWire.
  • Fruity Edition - O Fruity Edition permite aos usuários acessar a playlist, piano roll, e recursos de automação de eventos, que permitem um complexo e demorado sequenciamento. Há também suporte VST / ReWire para que FL Studio possa ser usado como um instrumento em outros hospedeiros, como Cubase, Sonic Solutions, Logic. etc. A partir da versão 10.0 está incluido o instrumento sintetizador Simsynth Live, o sintetizador de percussão DrumSynth Live, o sintetizador DX10FM, e o sintetizador Wasp/Wasp XT. Porém não há recurso de gravação de áudio.
  • Producer Edition (Português: Edição de Produtor) - inclui todas as características do Fruty Edition, assim como o registo completo de ferramentas de pós-produção de áudio interna e externa. Incluem os plugins Edison, Slicex, Vocodex e Synthmaker. Ele também permite a visualização da forma de onda de áudio e a capacidade de adicionar pontos de sinalização.
  • Signature Bundle - Esta edição inclui a edição de Produtor (Producer Edition), bem como uma série de plugins, como Sytrus, Maximus, o Fruity Video player, DirectWave Sampler e o Hardcore Guitar Effects Suite.
  • Versão Demo - A versão demo gratuita inclui todos os recursos do programa e a maioria dos plugins e permite aos usuários renderizar os seus projetos para WAV, MIDI, MP3 e OGG. Mas, obviamente, como uma versão demo, algumas versões são desabilitadas, como alguns projetos que só abrirão na versão completa, presets de instrumentos, não podem ser salvados, e depois de alguns minutos aberto, o áudio será desligado.
  • Móvel - Em 21 de junho de 2011, Image-Line lançou FL Studio móvel para iOS e em abril de 2013 para Android. Ambos suportam a capacidade de criar projetos multi-track em dispositivos móveis, incluindo o iPod Touch, iPhone, iPad e smartphones ou tablets Android versão 2.3.3 ou superior.
  • Groove - No dia 2 de setembro de 2013, um novo programa separado ao FL Studio é lançado para Windows 8. Groove é no estilo de Groovebox otimizado para criação de música em telas Touchscreen.

Requisitos do Sistema[editar | editar código-fonte]

  • 2Ghz Intel Pentium 4/AMD Athlon 64 (ou melhor)
  • 1GB ou mais de RAM
  • 1GB livre no Disco Rigido
  • Placa de Som com drivers DirectSound e compatibilidade com ASIO/ASIO2 para gravação de áudio.
  • Windows XP (SP3), Windows Vista, 7/8/8.1/10 - 32 ou 64 bits
  • iMac com Boot Camp para Windows (mesmas versões acima)
  • ou iMac com OS X 10.8 ou 10.9 com FL Studio Mac OS X Beta - Yosemite não suportado!

Características do programa [editar | editar código-fonte]

  • A versão 12 é a mais nova versão do FL Studio. Lançada em Abril de 2015, ela trouxe uma interface completamente nova, plugins atualizados, suporte multi-touch melhorado, uma Mixer toda redesenhada, melhorou o suporte de plugins 32 e 64 bits e uma melhor gestão de arquivos. 
  • A versão 11, introduzida em Abril de 2013, trouxe suporte Ecrã multitáctil, melhor automação de tempo, novos plugins, como Bassdrum, GMS, Effector, Patcher e novos recursos no Piano Roll. 
  • A versão 10, lançada em 29 de março de 2011, incluiu um novo browser de projeto, correção de bugs, e pontos de envelope suavizados. Também introduziu um patcher. 
  • A versão 9 introduziu o suporte de multi-core para processamento de efeitos e suporte melhorado para processamento de instrumento em multi-core

A interface do mixer permite qualquer número de configurações de canais. O que nos traz a mistura em Stereo, 5.1, ou 7.1, enquanto a interface de hardware de saída tem um número equivalente de saídas. O mixer também suporta entrada de áudio, permitindo o FL Studio a gravar áudio multitrack .

FL Studio suporta o alongamento de tempo/pitch shifting, o corte de áudio, efeito "chopping", e edição de áudio completa. E, a partir da versão 8, pode gravar até 64 faixas de áudio simultaneamente. Outras características incluem um piano roll digital. O áudio pode ser importado ou exportado em WAVMP3OGGMIDIZIP , ou o formato nativo de projetos, '.FLP'.

Plug-ins[editar | editar código-fonte]

FL Studio, dependendo da edição, vem com uma variedade de sintetizadores e efeitos por padrão. Mas também tem suporte para plugins de terceiros, em VST ou DirectX. A API foi construída como um tipo de caixa, onde VST, VST2, VST3, DX, e ReWire ficam "dentro" dessa caixa, e funciona muito bem, sendo compatível com todos os listados anteriormente. Muitos dos plugins também funcionam de forma independente, como programas independentes, sendo excluída a necessidade de um DAW.

  • Dashboard - um plugin incluído que permite a criação de interfaces habilitado para automação completa para dispositivos MIDI hardware. Isso permite FL Studio para controlar hardware de dentro do programa. A partir da versão 9.0 também suporta vários controladores para diferentes geradores e efeitos.
  • Edison - está incluído nos efeitos do programa, e permite a análise espectral,reverb de convolução, gravação e construção de loops, bem como suporte para pontos de sinalização. 
  • Fruity Video Player - incluído no pacote Edition, que permite a composição e sincronização de áudio e vídeo. 
  • Deckadance (muitas vezes referida como DD) - um independente DJ consola e misturando programa que também pode ser usado em conjunto com FL Studio como umVST de encaixe. Inicialmente lançado em maio de 2007, foi disponibilizado a partir do lançamento do FL Studio 7 como uma parte opcional do pacote de download.
  • Maximus - Maximus é um áudio multi-banda limiter e compressor para dominar projetos ou faixas. Ela também serve como uma porta de ruído , expansor, Ducker, e de-esser , e está incluído na edição Bundle. 
  • Máquina Riff - Self-gera melodias no piano roll usando um instrumento selecionados aleatoriamente, com controles de parâmetros para moldar melodias. Introduzido na versão 9. 
  • Fruity Shaper Stereo - processador Stereo com um misturador para os canais esquerdo e direito e seus equivalentes invertidos e controles para o atraso do canal e da fase de deslocamento. Introduzido na versão 9.

Efeitos Virtuais [editar | editar código-fonte]

FL Studio é fornecido com uma variedade de efeitos de processamento de som , incluindo efeitos de áudio comuns, como chorus , compressão , delay , flanger , phaser , reverb, equalização , codificação de voz , maximização e limitante. 

  • Batida Gross - Uma vez, pitch, e efeito manipulação volume. 
  • Incondicionais efeitos para guitarra Suíte - A multi-efeitos conjunto de plugins projetados para se parecer com 'guitarristas pedais , o que funciona para qualquer instrumento. 
  • Juice Pack - Uma coleção de plugins proprietários portados para o formato VST para uso em outros anfitriões de música. O conteúdo deste pacote mudou desde o seu lançamento; no momento da redação deste artigo inclui o Delay, Delay Bank, EQUO, Flangus, LovePhilter, Multiband Compressor, Notebook, Parametric EQ, Parametric EQ 2, Spectroman, Stereo Enhancer, Vocoder, Onda Candy, e plugins Onda Shaper. 
  • Vocoder frutado - Um efeito vocoder em tempo real.
  • Vocodex -. Um vocoder avançado incluído na Edição Produtor da versão 10.
  • Newtone - A correção de pitch e tempo editor manipulação que permite cortar, correção e edição de vocais, instrumentais, e outras gravações. Apresentado como uma demo com a versão 10. 
  • Pitcher - Serve como uma correção em tempo real pitch, manipulação, e harmonização ferramenta para a criação ou correção de 4 harmonias de voz sob controle MIDI a partir de um teclado ou piano roll. Apresentado como uma demo com a versão 10.
  • Patcher - plug-in gratuito para os efeitos em cadeia que podem ser rapidamente enviados em novos projetos.
  • ZGameEditor Visualizer - visualização gratuito efeito plug-in baseado no código aberto ZGameEditor ., com capacidade de renderização filme.

Sintetizadores [editar | editar código-fonte]

  • ReFX Nexus - É um plugin de diversos sons e reprodutor de diversas paradas. 
  • 3XOsc - Um gerador com três osciladores programáveis ​​que subtractivamente produzem som brilhante com baixo uso de memória. 
  • Autogun -. Um sintetizador sem controles e mais de 4 mil milhões de manchas acessíveis apenas por números. A versão gratuita do Ogun.
  • Boo Baixo -. Um emulador de guitarra baixo monofônico.
  • Zumbido Gerador Adaptador - Um invólucro para um grande número de geradores de Buzzmachines.com.
  • Drumaxx - Um sintetizador de modelagem física projetado para emular e criar o som de instrumentos de percussão.
  • DrumSynth ao vivo - Permite para a síntese de percussão. Incluído em todas as edições.
  • DX10FM - Recria um FM clássico. Incluído no Fruity Edition e superior.
  • FL do Slayer - FL Slayer é uma guitarra elétrica simulador desenvolvido originalmente pela reFX que é equipado com uma alta qualidade amp e ferramentas de efeitos para permitir a recriação realista de centenas de sons de guitarra e caixas de efeitos . É um VSTi plug-in e está incluído em cada versão do FL Studio.
  • Ranhura da máquina a máquina de tambor virtual
  • Inofensivo - Executa síntese subtrativo usando um motor de síntese aditiva. 
  • Harmor -. synth Aditivo / subtrativo com capacidade de codificar imagens em música e resynthesis.
  • Morphine -. Um sintetizador aditivo que permite que as vozes sejam misturados e se transformou sob controle do usuário.
  • Ogun - Um avançado sintetizador aditivo programável principalmente para a criação de timbres metálicos de 32.000 escolhas harmônicas. Programa demonstrativo
  • PoiZone - Um sintetizador subtrativo com controle não-essencial removido para facilitar a navegação.
  • Sakura - Sakura é um sintetizador de modelagem física que é projetado para imitar instrumentos de corda . 
  • Sawer - Um sintetizador de modelagem do vintage que tenta emular União Soviética era sintetizadores subtrativas.
  • SimSynth Vivo - Modelado após os clássicos sintetizadores analógicos da década de 1980, com três osciladores, com uma seção de LFO programável. Criado por David Billen, Frederic Vanmol, e Didier Dambrin.
  • SynthMaker - FL Studio 8 Producer Edition introduziu uma versão de SynthMaker, um ambiente gráfico de programação popular para sintetizadores. Ele permite a criação e partilha de novos instrumentos, sem a necessidade de entender a programação de código.
  • Sytrus - Um sintetizador de software . A primeira versão foi lançada com o FL Studio versão 4.5.1. A segunda versão do Sytrus (introduzido com o FL Studio 6) vem com uma variedade de presets abrangendo muitos tipos de sons. Sytrus utiliza uma combinação de síntese subtractiva , a síntese de aditivo , a síntese de FM, e modulação de anel , permitindo a produção de sons que variam a partir de conjuntos de tambor de órgãos. Sytrus fornece um grande número de ajustes e controles, incluindo deslocamento da forma, harmônicos edição, EQ , um modulador, filtros, reverb, delay, uníssono, e desafinar.
  • Biohazard Toxic - A virtual sintetizador FM semelhante ao Sytrus, usando FM e síntese subtrativo.
  • TS-404 - um sintetizador subtrativo 2-oscilador projetado para imitar o TB-303 Roland módulo de graves transistor.
  • WASP / WASP XT -. Um sintetizador 3 oscilador criado por Richard Hoffman.
  • FL Soundfont Jogador - Um Estúdio FL add-on que dá poder para carregar, brincar e tornar soundfonts (arquivos .sf2) em FL Studio.

Onde aprender?[editar | editar código-fonte]

O programa Fruity Loops não é um programa muito simples de ser utilizado. É utilizado, muitas vezes, por profissionais e por cursos cujos objetivos sejam formar os alunos em produção de música eletrônica, ou seja, existem cursos específicos para o aprendizado do Fruity Loops, com isso prova que é um programa complexo.

Para aprender a usar o programa, deve-se reservar vagas em cursos de Produção Musical que trabalhem com tal software. No entanto, esses cursos geralmente são raros e caros, por isso, a grande maioria das pessoas aprendem através de amigos, de tutoriais disponíveis em diversos lugares na internet (principalmente no YouTube), ou simplesmente "fuçando" (em caso de usuário auto-didata).

Suporte [editar | editar código-fonte]

O suporte para o software é fornecido através de diversos documentos de ajuda HTML. Usuários também podem se inscrever para os fóruns oficiais da Image-Line, que são geralmente reconhecidos como um ponto focal para a comunidade FL Studio. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.