Análise de modo e efeito de falha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de FMEA)

Este artigo é sobre FMEA, uma técnica largamente aplicada nas engenharias, como engenharia de produção, em áreas como em engenharia do produto. Esta é uma técnica sistemática e metodológica utilizada durante o processo de criação do produto ou nas fases do projeto que demandem por cuidados na operação e/ou manutenção.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Análise do modo e efeito de falha ou simplesmente FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis) é um estudo sistemático e estruturado das falhas potenciais que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema para determinar o efeito provável de cada uma sobre todas as outras peças do sistema e no provável sucesso operacional, tendo como objetivo melhoramentos no projeto, produto e desenvolvimento do processo.

Modo de falha e análise de efeitos (FMEA) foi uma das primeiras técnicas sistemáticas para a análise de falhas. Ele foi desenvolvido por engenheiros de qualidade na década de 1950 para estudar os problemas que possam surgir a partir de falhas de sistemas militares. O FMEA é muitas vezes o primeiro passo de um estudo de confiabilidade do sistema. Trata-se de rever todos os componentes, montagens e subsistemas, com o objetivo de identificar possíveis falhas, suas causas e efeitos. Para cada componente, os modos de falha e seus efeitos resultantes sobre o resto do sistema são registrados em uma planilha FMEA específica. Existem inúmeras variações de planilhas. A FMEA é principalmente uma análise qualitativa. Há alguns tipos diferentes de análise FMEA. Existem, funcionais, design e processo de FMEA. Às vezes, o FMEA é chamado FMECA para indicar que a análise de criticidade é também realizada.

Um FMEA é um raciocínio lógico em um único ponto de análise de falhas e é uma tarefa central na engenharia de confiabilidade , engenharia de segurança e engenharia de qualidade, é especialmente preocupada com o "Processo" ((Fabricação e Montagem) tipo de FMEA) . Uma atividade FMEA de sucesso ajuda a identificar potenciais modos de falha, com base na experiência com os produtos e processos semelhantes ou baseado na física comum da lógica de falha. Ele é amplamente usado no desenvolvimento dos processos de fabricação das indústrias em diversas fases do ciclo de vida do produto. Refere-se ao estudo das consequências dessas falhas em diferentes níveis do sistema.

Análises funcionais são necessárias como entrada para determinar modos de falha corretos. Um FMEA é utilizado para atenuação do risco baseado em qualquer falha (modo) de redução da severidade ou em reduzir a probabilidade de falha ou de ambos. O FMEA é, em princípio, uma análise completa, no entanto, a probabilidade de falha só pode ser estimada ou reduzida através da compreensão do mecanismo de falha. Idealmente esta probabilidade deve ser reduzida "impossível ocorrer", eliminando as causas (raiz). Por isso, é importante incluir no FMEA uma profundidade adequada de informações sobre as causas do fracasso (análise dedutiva).

A FMEA é uma técnica e identificação e análise de risco eficiente quando aplicada a sistemas ou falhas simples, enquanto a árvore de falhas é a técnica recomendada para sistemas complexos. A diferença é que a metodologia usada pela técnica FMEA categoriza as falhas para priorização das ações corretivas, e a Árvore de Falhas determina a sequência mais crítica de falhas que leva à ocorrência de um evento indesejado.

Engenharia do produto[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Design de produto

O FMEA pode e é constantemente aplicado ao projeto de novos produtos.[1] A ideia central é prever falhas do produto e sugerir formas de correção e possíveis impactos no cliente.

FMEA aplicado ao projeto do produto, tratamento da icterícia neonatal assistido por um filme polimérico.[2]
Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. J. G. PIRES, A. S. DUARTE,, R. F. BIANCHI, Z. A. Da S. SANTOS,; A. G. C. BIANCHI, (2009). ‘Projeto e desenvolvimento de Produto: proposta e desenvolvimento de dispositivo eletrônico para auxiliar no tratamento da icterícia’, ‘Design and Development of New products: proposal and development of a electronic device for assisting in the neonatal jaundice treatment’, Product Management: product Engineering, Symposium of Production Engineering, SIMPEP, 2009. http://www.simpep.feb.unesp.br. ISSN 1809-7189. http://www.academia.edu/18365331/Projeto_e_desenvolvimento_de_produto_proposta_e_desenvolvimento_de_dispositivo_eletr%C3%B4nico_org%C3%A2nico_para_auxiliar_no_tratamento_da_icter%C3%ADcia_XVI_SIMPEP_Art_1187
  2. J. G. PIRES (2010), ‘Projeto e desenvolvimento de Produto: proposta e desenvolvimento de dispositivo eletrônico para auxiliar no tratamento da icterícia’, ‘Design and Development of new products: proposal and development of electronic devise for assisting in the neonatal jaundice treatement’, Thesis on Industrial Engineering, DEPRO, UFOP. Advisors: Prof. A. G. C. Bianchi; prof. M. P. Socorro M. Palmieri. http://www.academia.edu/18365333/PROJETO_E_DESENVOLVIMENTO_DE_PRODUTO_ESTUDO_E_PROPOSTA_DE_DISPOSITIVO_PARA_AUXILIAR_NO_TRATAMENTO_DA_ICTER%C3%8DCIA_NEONATAL

Bibliografias[editar | editar código-fonte]

  • Rausand, Marvin; Hoylan, Arnljot. System Reliability Theory: Models, Statistical Methods, and Applications. Wiley Series in Probability and Statistics. Second edition 2004, page 88