FOAF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A FOAF (um acrônimo de Friend Of A Friend, inglês para amigo de um amigo) é uma ontologia legível por máquina que descreve pessoas, suas atividades e suas relações com outras pessoas e objetos. Qualquer um pode usar o FOAF para se descrever. O FOAF permite que grupos de pessoas descrevam redes sociais sem a necessidade de um banco de dados centralizado.

A FOAF contém um vocabulário descritivo expresso usando o Resource Description Framework (RDF) e o Web Ontology Language (OWL). Os computadores podem usar esses perfis FOAF para encontrar, por exemplo, todas as pessoas que vivem na Europa ou para listar todas as pessoas que você e um amigo seu conhecem. [1] [2] Isso é feito definindo relacionamentos entre as pessoas. Cada perfil tem um identificador exclusivo (como o endereço de e-mail da pessoa, número de telefone internacional, nome da conta do Facebook, um Jabber ID ou um URI da página inicial ou blog da pessoa), que é usado ao definir esses relacionamentos.

Tim Berners-Lee, em um ensaio de 2007, [3] redefiniu o conceito de web semântica no Giant Global Graph (GGG), onde relacionamentos transcendem redes e documentos. Ele considera o GGG em pé de igualdade com a Internet e a World Wide Web, afirmando que "eu expresso minha rede em um arquivo FOAF, e isso é o início da revolução".

Implementação[editar | editar código-fonte]

Embora tenha um caso de uso e um padrão relativamente simples, o FOAF teve adoção limitada na web. Alguns blogs como Live Journal e DeadJournal suportam perfis FOAF para seus membros[4] e a comunidade My Opera suportava perfis FOAF para membros, bem como para grupos. O suporte FOAF está presente nos serviços Identi.ca, FriendFeed, WordPress e TypePad. [5]

A plataforma de pesquisa de blog Yandex oferece suporte à pesquisa sobre informações de perfis FOAF. [6] Suporte de FOAF do lado do cliente estava disponível no navegador Safari [7] antes que o suporte RSS fosse removido no Safari 6. Também estava disponível no plug-in Semantic Radar [8] para o navegador Firefox. Semantic MediaWiki, a anotação semântica e extensão de dados vinculados do MediaWiki suporta propriedades de mapeamento para ontologias externas, incluindo FOAF que é ativado por padrão.

Existem também módulos ou plugins para suportar perfis FOAF ou autorização FOAF+SSL para linguagens de programação, [9] [10] bem como para sistemas de gerenciamento de conteúdo . [11]

Exemplo[editar | editar código-fonte]

O seguinte perfil FOAF (escrito no formato Turtle ) afirma que James Wales é o nome da pessoa descrita aqui. Seu endereço de e-mail, página inicial e representação são recursos da Web, o que significa que cada um também pode ser descrito usando RDF. Ele tem interesse na Wikimedia e conhece Angela Beesley (que é o nome de um recurso 'Pessoa').

@prefix rdf: <http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#> .
@prefix rdfs: <http://www.w3.org/2000/01/rdf-schema#> .
@prefix foaf: <http://xmlns.com/foaf/0.1/> .

<#JW>
    a foaf:Person ;
    foaf:name "James Wales" ;
    foaf:mbox <mailto:jwales@bomis.com> ;
    foaf:homepage <http://www.jameswales.com> ;
    foaf:nick "Jimbo" ;
    foaf:depiction <http://www.jameswales.com/aus_img_small.jpg> ;
    foaf:interest <http://www.wikimedia.org> ;
    foaf:knows [
        a foaf:Person ;
        foaf:name "Angela Beesley"
    ] .

<http://www.wikimedia.org>
    rdfs:label "Wikimedia" .

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]