Fabian Hambüchen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fabian Hambüchen
Informações pessoais
Nome completo Fabian Hambüchen
Apelido Fabi
Modalidade Ginástica artística masculina
Especialidade barra fixa e solo
Representante Alemanha
Nascimento 25 de outubro de 1987 (30 anos)
Bergisch Gladbach, Renânia do Norte-Vestfália
Nacionalidade Alemanha alemã
Compleição Peso: 63 kg Altura: 1,64 m
Nível sênior
Treinador Wolfgan Hambüchen
Coreógrafo Wolfgan Hambüchen
Clube TC Niedergirmes
Período em atividade 2000 – atualidade
FabianHambuechen-WM07.jpg

Fabian Hambüchen (Bergisch Gladbach, 25 de outubro de 1987) é um ginasta alemão, radicado na cidade de Wetzlar, que compete em provas de ginástica artística.

Hambüchen participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, onde terminou na sétima posição na barra fixa e em oitavo na disputa por equipes.[1] Na edição de Pequim, 2008, o ginasta foi a duas finais - a primeira delas, na barra fixa, lhe trouxe sua primeira medalha olímpica, a de bronze. Em seguida, no solo, Fabian terminou com a quarta colocação.[1]

Em campeonatos mundiais, Hambüchen conquistou um total de cinco medalhas e em campeonatos europeus, sete. Em 2007, o ginasta foi eleito o atleta do ano em seu país.

Seu aparelho de melhor desempenho e resultados é a barra fixa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fabian é filho de ex-esportistas e iniciou a carreira de ginasta sob os cuidados do pai, Wolfgan, que treinou também seu irmão mais velho, Christian. Em 1999, Hambüchen se transformou em um atleta profissonal.[2] Em 2002, no Europeu Júnior, sua primeira disputa a nível continental, Fabian conquistou a medalha de ouro nas barras paralelas. Dois anos mais tarde, tornou-se o ginasta mais jovem a integrar a equipe alemã de ginástica artística, nos Jogos Olímpicos de Atenas,[2] sendo este também, o seu primeiro campeonato de grande porte.[3] No ano seguinte, 2005, após a boa campanha no Campeonato Europeu em Debrecen – onde, aos dezoito anos, conquistou a medalha de ouro na barra fixa -, o ginasta alçou o posto de celebridade alemã.[2] Em 2006, Hambüchen competiu em seu primeiro Campeonato Mundial, de realização em Aarhus. Nesta edição, o ginasta conquistou duas medalhas: foi bronze no salto e no concurso geral. Mais tarde, conquistara duas novas medalhas, de prata – no salto e na barra fixa -, na etapa de Cottbus da Copa do Mundo. Na última etapa em que conquistou medalhas, em Stuttgart, Fabian encerrou sua participação no evento com a medalha de ouro no solo. Na final da Copa do Mundo em São Paulo, o ginasta terminou com a quinta colocação em seu principal aparelho.

Em 2007, no Campeonato Mundial – Stuttgart, Hambüchen conquistou o ouro na barra fixa, o bronze por equipes – a primeira desde 1991 - e a segunda colocação no individual geral – a melhor posição que um ginasta alemão alcançara até então.[2][4] No ano de 2008, em sua segunda participação olímpica, Fabian conquistou a medalha de bronze na barra fixa e o quarto lugar no solo. Sucessivos erros e a pressão por uma conquista de medalha, foram atribuídos como justificativa ao fraco desempenho do atleta nessas Olimpíadas.[2] Em novembro do mesmo ano, em sua última competição do ano, a Copa do Mundo, também em Stuttgart, rendeu ao ginasta as medalhas de ouro no solo e na barra fixa, e a medalha de bronze nas barras paralelas.[5]

Além de ser bem sucedido como ginasta, Fabian Hambüchen é também conhecido como o Sr. Simpatia entre seus colegas de profissão, por sempre cumprimentar seus adversários e desejar-lhes uma boa sorte antes das disputas.[2] Fora dos ginásios, Fabian também é famoso, não apenas na Alemanha, onde é inspiração para os jovens apredizes do desporto. Em 2007, o ginasta foi garoto-propaganda da companhia alemã EnBw.[6][7] Na tv, o ginasta fizera algumas aparições desde seu sucesso no Mundial de 2007. Contudo, foi em 2008 que ele participou pela primeira vez de um programa em que as celebridades concorriam – uma apresentação como as realizadas em Dancing with the stars. No Diving With The Celebrities, o ginasta encerrou sua participação - no desafio dos saltos ornamentais - com a quarta colocação.[8]

Em fevereiro de 2009, abrindo seu calendário competitivo internacional, Fabian venceu o individual geral da Tyson American Cup - de edição realizada em Hoffman Estates -, superando os anfitriões norte-americanos David Sender e Joseph Hagerty. No mês seguinte, na etapa alemã de Cottbus da Copa do Mundo, o ginasta, foi à duas finais. Na primeira, das paralelas, Hambüchen cometeu um erro na saída do aparelho e encerrou participação na quinta colocação. Em seguida, competindo em seu principal aparato, a barra fixa, o ginasta escorregou na retomada da barra e caiu fora da área dos colchões. Atendido pelos médicos da equipe, o atleta não pôde encerrar sua apresentação.[9] Dois meses mais tarde, no Campeonato Europeu, o atleta subiu ao pódio nas três finais das quatro para as quais se classificou. No concurso geral, Fabian conquistou a medalha de ouro, com a nota 89,175.[10] Nas finais por aparelhos, ouro no solo, a frente do compatriota Matthias Fahrig[10] e bronze nas barras paralelas.[10] No salto, o ginasta encerrou participação na sétima posição.[10] No mês de outubro, participando dos treinamentos durante o Mundial de Londres, sofreu uma lesão e fora obrigado a abandonar a competição antes das classificatórias.[11]

Principais resultados[editar | editar código-fonte]

Ano Evento AA Equipe Solo. Cavalo com alças. Argolas. Salto sobre o cavalo. Barras paralelas. Barra fixa.
2002 Campeonato Europeu Júnior Medalha de ouro
2004 Jogos Olímpicos
2005 Copa do Mundo – Debrecen Medalha de ouro
Campeonato Europeu Medalha de ouro
2006 Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze Medalha de bronze
Copa do Mundo – Cottbus Medalha de prata Medalha de prata
Copa do Mundo – Stuttgart Medalha de ouro
2007 Campeonato Europeu Medalha de prata Medalha de ouro
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de prata Medalha de bronze Medalha de ouro
2008 Copa do Mundo – Cottbus Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de prata
Campeonato Europeu Medalha de prata Medalha de bronze Medalha de ouro
Jogos Olímpicos Medalha de bronze
Copa do Mundo – Stuttgart Medalha de ouro Medalha de bronze Medalha de ouro
2009 Campeonato Europeu Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de bronze
2010 Campeonato Europeu Medalha de ouro Medalha de bronze
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze Medalha de bronze
2011 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
2012 Jogos Olímpicos 15º Medalha de prata
2013 Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze Medalha de prata
2016 Jogos Olímpicos Medalha de ouro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Sarkar, Pritha. «Fabian Hambuechen switches his focus to Olympics» (em inglês). Reuters. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  2. a b c d e f «Profile – Fabian Hambüchen» (em inglês). NBC Sports. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  3. «Day 5 Gymnastics Schedule & Results» (em inglês). SMH.com. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  4. «Fabian Hambuechen and friends give Germany a thrill at gymnastics world championships» (em inglês). USA Today. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  5. «26th DTB Pokal Stuttgart 2008 Artistic Gymnastics World Cup» (em inglês). GymResults. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  6. «Von Peking nach Sexau» (em alemão). Enbw. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  7. «Fabian Hambuechen for EnBW» (em inglês). A.U. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  8. «AQUAview: Fabian Hambuechen» (em inglês). Aquaview. Consultado em 27 de dezembro de 2008. 
  9. «Hambüchen, Uchimura Headline Cottbus Lineup» (em inglês). InternationalGymnasts. Consultado em 23 de março de 2009. 
  10. a b c d «3rd Individual European Championships Artistic Gymnastics Men» (em inglês). GymnasticsResults. Consultado em 26 de abril de 2009. 
  11. «Hambüchen Out of Worlds With Ankle Injury» (em inglês). International gymnast. Consultado em 13 de outubro de 2009. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]