Hashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fachi)
 Nota: Para a cidade do Níger, veja Hashi (Níger).
Hashi

Hashi feitos de teixo japonês.
nome em chinês
Mandarim 筷子 (kuàizi)
Cantonês 筷子 (faai3 zi2)
nome em japonês
Kanji
Hepburn Romaji hashi
nome em coreano
Hangul 젓가락
Romanização revisada jeotgarak
McCune-Reischauer chŏtkarak
nome em tailandês
língua tailandesa ตะเกียบ
Transliteração takiap
nome em vietnamita
Quốc ngữ đũa
nome em indonésio
alfabeto latino sumpit

Os fachis[1], pauzinhos[2] ou palitinhos[3] são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Oriente], como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Os pauzinhos são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é tradicionalmente manuseado com a mão direita (embora atualmente seja aceitável manuseá-lo com a mão esquerda[4]), entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.

Há uma variante dos fachis japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos fachis (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão.

Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega.

A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi (金属製の箸, "fachis feitos de metal").

História[editar | editar código-fonte]

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o carácter 筷 significa "objetos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China

Utensílios que se assemelham a pauzinhos foram encontrados no posto arqueológico de Megido em Israel, pertencendo aos citas, invasores de Canaã. Esta descoberta revela a possibilidade de existência de relacionamento comercial entre o Médio Oriente e o Extremo Oriente ou eventualmente o desenvolvimento dos mesmos utensílios em paralelo mas de modo autónomo.

Os pauzinhos também eram artigos comuns na civilização uigur, das estepes da Mongólia durante os séculos VI ao VIII.

Como usar[editar | editar código-fonte]

  1. Ponha um palito entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo, o anelar, para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro palito como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois palitos estão alinhadas.
  3. Alavanque o palito de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.
  4. Com prática suficiente, os dois palitos funcionam como uma pinça.

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «fachis». Dicionário Priberam. Consultado em 21 de abril de 2022 
  2. Dicionário Priberam: Verbete "pauzinhos"
  3. «Conheça regras de etiqueta associadas ao hashi, os "palitinhos" japoneses». folha.uol.com.br. Consultado em 7 de dezembro de 2013 
  4. Koto Sushi. «Comportamento - etiqueta oriental japonesa». Consultado em 30 de julho de 2014 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Hashi