Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos
FACENSA
Fundação 2002
Tipo de instituição Particular
Localização Gravataí, Rio Grande do Sul
Diretor(a) Eunice Carolina Ohlweiler de Oliveira
Página oficial http://www.facensa.com.br

A Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (FACENSA) é uma instituição de ensino superior particular localizada no município de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

A FACENSA é mantida pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).

Cursos[editar | editar código-fonte]

Atualmente a FACENSA oferece os seguintes cursos de Graduação.

A FACENSA é também um dos polos da CNEC EAD (Educação à Distância), oferecendo os seguintes cursos:

São oferecidos também os seguintes cursos de pós-graduação:

  • Gestão Estratégica em Finanças e Controladoria (MBA)
  • Gestão Estratégica de Marketing e Vendas (MBA)
  • Direito e Administração Municipal
  • Gestão de Pessoas (MBA)
  • Direito do Trabalho e Processual do Trabalho

A FACENSA e sua trajetória[editar | editar código-fonte]

A Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – FACENSA é uma unidade da rede CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. A CNEC é um dos maiores grupos educacionais do país – e uma das 1.000 maiores empresas. Com 71 anos de existência, a CNEC atua em todos os níveis educacionais, em 18 Estados da federação. Possui 183 unidades de educação básica, 21 unidades de ensino superior, atendendo mais de 100.000. alunos e mais de 10.000 colaboradores.

No ano de 2000, motivada pela solicitação de alunos e pais do GENSA sobre a necessidade do colégio oferecer também a continuidade dos estudos com o Ensino Superior a Professora Eunice Carolina Ohlweiler de Oliveira dá início a elaboração do projeto para criação da faculdade. Para a concretização deste desafio, conta com o apoio da Presidente do Conselho Comunitário, Professora Wilma Velho Pacheco de Camargo e de toda comunidade escolar do Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos. Conta também, com o incentivo e aprovação da mantenedora e com a colaboração dos professores Sidnei Renato Silveira, Geraldo Sellins e Marilane Teresinha Griza Bereta Cristiano. A partir da opinião da comunidade dos municípios de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada, colhida mediante uma pesquisa de preferência quanto aos cursos a serem implantados, os cursos de Administração e Sistemas de informação são os primeiros contemplados. Vencidas todas as etapas legais e após a visita e avaliação da comissão do MEC a FACENSA é credenciada pela Portaria nº 1.267 assinada no dia 25 abril , publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de abril de 2002. Nesta mesma data é autorizado a implantação dos dois primeiros cursos de Graduação.

No dia 07 de julho de 2002, é realizado o primeiro vestibular e no dia 29 às 19h30min, é realizada a solenidade da Aula Inaugural da FACENSA, dando início oficialmente ao funcionamento da faculdade com os Cursos de Administração com Habilitação em Administração Industrial e Sistemas de Informação.

Nestes 12 anos de atuação a FACENSA vem conquistando inúmeros destaques e consolidando sua proposta com uma educação de qualidade. Em julho de 2006, a FACENSA obtém, com nota máxima, o reconhecimento dos cursos de Administração com Habilitação em Administração Industrial e Sistemas de Informação. Em outubro do mesmo ano o MEC autoriza a implantação do curso de Ciências Contábeis.

Em 2007, é realizada a primeira formatura dos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Neste mesmo ano, o Curso de Administração fica entre os 10 primeiros colocados no país, por área de conhecimento, no resultado do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). Em junho, o Curso de Direito é autorizado pela Portaria do MEC nº565.

Em 2009, a FACENSA fica na 34ª colocação entre 1.670 faculdades avaliadas no país e na 2ª posição como melhor faculdade do Rio Grande do Sul pelo IGC – Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação.

Em 2011, é realizada a primeira formatura do curso de Ciências Contábeis. Neste mesmo ano o curso de Sistemas de Informação obtém a renovação de seu reconhecimento sendo dispensados da Avaliação in loco pelo MEC, em razão da nota obtida pelo desempenho dos alunos no ENADE, dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, do corpo docente e da infraestrutura da Instituição.

Em 2012, a FACENSA é credenciada como polo de Ensino à Distância (EaD) com a nota máxima na Avaliação do MEC.

Os Cursos de Ciências Contábeis e Direito recebem excelente nota na avaliação do MEC para reconhecimento.

Em julho, é realizada a décima primeira solenidade de formatura dos Cursos de Administração e Sistemas de Informação, e a terceira do curso de Ciências Contábeis.

Em fevereiro de 2013, foi realizada a primeira solenidade de colação de grau do curso de Direito.

Seguem outras datas importantes:

- 18 de dezembro de 2012 – Portaria nº 277 – Reconhecimento do curso de Direito;

- 27 de dezembro de 2012 – Portaria n°286 – Curso de Sistemas de Informação recebe a Renovação de Reconhecimento sem visita in loco de avaliação do MEC;

- 02 de setembro de 2013 – Portaria n° 406 – Autorização para o curso Tecnólogo em Logística, sem visita de avaliação in loco do MEC;

- 03 de setembro de 2013- Portaria n° 427- Autorização para funcionamento do curso Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial, sem visita in loco do MEC;

- 12 de setembro de 2013 – Portaria nº 849, Recredenciamento da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – FACENSA;

- 08 de novembro de 2013 – Portaria n° 568 – Autorização para o curso Tecnólogo em Gestão Comercial, sem visita in loco do MEC.

- 19 de dezembro de 2013 – Portaria nº 703 – Renovação de Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis;

- 31 de dezembro – Portaria nº 737 – Renovação de Reconhecimento do curso de Administração;

- 30 de maio de 2014 – Portaria nº 338 – Autorização do curso Tecnólogo em Construção de Edifícios;

- 30 de maio de 2014 – Portaria nº 339 – Autorização do curso Tecnólogo em Controle de Obras.

A FACENSA tem como Missão “promover a formação integral das pessoas, oferecendo educação de excelência, com compromisso social”.

Para cumprir com sua missão a faculdade mantém um corpo docente altamente qualificado, sintonizados com os princípios que norteiam a proposta de valorização da pessoa e com a humanização do conhecimento.

Acolhimento e tratamento individualizado do aluno, incentivo para a busca do conhecimento, expansão da capacidade crítica, estímulo à ousadia, cultivo da criatividade, desenvolvimento do espírito empreendedor, da solidariedade e do trabalho em equipesão objetivos a serem perseguidos na prática diária.

Através dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação a FACENSA oferece uma formação completa e qualificada contribuindo para o desenvolvimento de Gravataí e da região.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • http://www.facensa.edu.br/institucional/a-facensa-e-sua-trajetoria/