Faculdade Metropolitana Londrinense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Faculdade Metropolitana Londrinense (FML), cuja mantenedora era a União Metropolitana de Ensino Paranaense, foi uma instituição de ensino superior de Londrina, PR, Brasil. Desde 2007, sua antiga estrutura administrativa pertence à Kroton, fazendo parte da rede da Faculdade Pitágoras.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O início das suas atividades ocorreu em outubro de 1999.[nota 1]

Nos meses de fevereiro e março de 2001 foram autorizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) os primeiros cursos de graduação da Metropolitana. As habilitações em Marketing e em Gestão de Negócios Internacionais pertencentes ao curso de Administração, foram autorizadas pela Portaria MEC 423, com conceito B pela comissão de especialistas do Ministério da Educação; o curso de Sistemas de Informação foi autorizado pela Portaria MEC 144, com conceito B; e o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Portaria MEC 198, com conceito A.

Em abril e maio do mesmo ano, foram autorizados outros dois cursos, o de Engenharia Elétrica (Telecomunicações) através da Portaria MEC 690, recebendo conceito C e o curso de Direito autorizado pela Portaria MEC 916, com conceito B.

Em 5 de agosto de 2002, a Faculdade passou a ter uma nova Direção, tomando posse a Professora Eda C.B. Machado de Souza, na qualidade de diretora geral, além de ser também a nova participante da entidade mantenedora. Na oportunidade, foi assinado um convênio de cooperação técnica e acadêmica entre a Metropolitana e o Centro de Educação Superior de Brasília (CESB) que permitirá trazer a Londrina a experiência, as inovações e as metodologias de ensino adotadas, com pleno sucesso, em Brasília.

Motivado pela grande aceitação desses cursos, implantados dentro de uma concepção pedagógica inovadora, a Metropolitana está submetendo ao MEC, no início do 2º semestre de 2003, os pedidos de autorização dos cursos/habilitações: Pedagogia, Normal Superior, Turismo, Psicologia e as habilitações de Engenharia de Computação, Publicidade e Propaganda e Gestão de Pessoas e das Organizações, para serem iniciados em 2004.

Em 2007, a rede Kroton adquiriu a UMP, rebatizando para compor o grupo da Faculdade Pitágoras.[2]

Notas

  1. A alteração de nome foi oficializada por meio da Portaria da Secretaria de Educação Superior n. 1.563, de 22 de outubro de 2009, Processo SIDOC 23000.012982/2009, publicada no DOU de n. 216 de 12 de novembro de 2009.

Referências

  1. Londrina Cultura. «Faculdade Pitágoras». Consultado em 30 de junho de 2020. Cópia arquivada em 30 de junho de 2020 
  2. Folha de Londrina. «Kroton Educacional adquire Faculdade Metropolitana». Consultado em 30 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.