Faculdade Metropolitana de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro Universitário Ceuni-FAMETRO
FAMETRO
Lema Vencendo distâncias. Integrando conhecimento.
Fundação 2 de maio de 2002 (21 anos)[1]
Tipo de instituição Privada, com fins lucrativos
Mantenedora Instituto Metropolitano de Ensino Ltda - IME
Localização Av. Constantino Nery, 3000, Chapada. Manaus / AM.Manaus, Amazonas, Brasil
Reitor(a) Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque[2]
Vice-reitor(a) Cinara da Silva Cardoso
Presidente Dr. Wellington Lins de Albuquerque
Diretor(a) Wellington Lins de Albuquerque Jr.

Leandro Seffair Lins de Albuquerque

Cores Vermelho, Azul e Branco 

                   
Índice Geral de Cursos 4[3]
Página oficial www.fametro.edu.br
IGC - Índice Geral de Cursos: 4 (2023)

CI - Conceito Institucional: 5 (2023) CI-EaD- Conceito Institucional EaD: 5 (2018)

O Centro Universitário Fametro, também conhecido como FAMETRO, é uma instituição amazonense de ensino superior com sede em Manaus e ativa nos municípios de Manaus, Manacapuru, Codajás, Humaitá, Caapiranga, Beruri, Iranduba, Careiro, Novo Airão, Parintins, Itacoatiara, Urucará, Manicoré, Autazes, Maués, Tefé, Tabatinga e Coari, atuando também em outras cidade da região Norte como Boa Vista/RR, Oriximiná/PA e Santarém/PA, sendo uma instituição dedicada ao ensino presencial e a distância (EaD).

Recebeu autorização do MEC em 13 de setembro de 2002 para atuar no âmbito do curso de Administração, e depois expandiu sua grade para os cursos de Normal Superior, Contabilidade, Serviço Social, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Arquitetura, Psicologia e Pedagogia. Em 2007, foi-lhe concedido o direito de atuar nos cursos de Direito, Nutrição e Enfermagem,[1]. Em 2017 a instituição recebeu autorização do MEC para o curso de Medicina, com nota 5, conceito que o coloca entre os melhores do país.

Em março de 2023, pelo sexto ano consecutivo, o Ceuni FAMETRO manteve o primeiro lugar absoluto entre as Instituições de Ensino Superior (IES) mais bem avaliadas no estado do Amazonas, com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando à frente das universidades Estadual e Federal (UEA e UFAM), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Já em agosto do mesmo ano, recebeu nota 5 em seu recredenciamento institucional, conquistando o reconhecimento máximo do Ministério da Educação.

Empreendedimentos[editar | editar código-fonte]

Em 2019, a instituição anunciou a compra do prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus que recebe reformas em sua estrutura para revitalizar o hospital centenário, onde também será construído um hospital universitário[4]. Em 2020 adquiriu o icônico Tropical Hotel, que desde então passa por reformas para modernização de sua estrutura, com inaguruação prevista para 2024.

Referências

  1. a b «Conheça a FAMETRO». portal da Fametro. Consultado em 28 de novembro de 2019 
  2. «ESTRUTURA ORGANIZACIONAL». Fametro Portal. Consultado em 28 de novembro de 2019 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome e-MEC
  4. SIMÕES, Stephane (25 de novembro de 2019). «Fametro investirá mais de R$ 10 milhões para restaurar a Santa Casa de Misericórdia». Diário do Amazonas. Consultado em 28 de novembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.