Faculdade Presbiteriana Gammon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON - é uma entidade de ensino superior mantida pelo Instituto Presbiteriano Gammon. Desde 1990 oferece os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Administração (Bacharelado) e Sistemas de Informação (Bacharelado), todos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Oferece os seguintes cursos de graduação:

História[editar | editar código-fonte]

O Instituto Presbiteriano Gammon, uma das mais antigas instituições educacionais brasileiras, principiou suas atividades na segunda metade do século passado como uma iniciativa de missionários norte-americanos da Igreja Presbiteriana. Destacou-se, por seu dinamismo, por sua visão do futuro e por sua dedicação, o missionário Dr. Samuel Rhea Gammon, cujo nome, após sua morte, passou a figurar em toda a instituição.

Fundado em 1869, na cidade de Campinas, São Paulo, o Gammon foi a primeira escola evangélica do país. O surto de febre amarela que atingiu o Brasil no final do Século XIX, principalmente em Campinas, quando milhares de pessoas perderam suas vidas, levou o então denominado Colégio Internacional a transferir-se definitivamente para Lavras em 1893, marcando a abençoada trajetória do educandário que contribuiu para o enriquecimento da educação de Lavras e região. Alguns anos após o início das atividades educacionais em Minas foram criados cursos especializados em agricultura que evoluíram até o surgimento de uma escola de agricultura, a qual se transformou, em 1908, na conceituada Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL. Esta foi federalizada pelo governo de João Goulart e hoje é credenciada como Universidade Federal de Lavras – UFLA.

A Faculdade Presbiteriana Gammon - FAGAMMON foi inaugurada pelo Instituto Presbiteriano Gammon em 1990 e desde aquele ano figura como /a Instituição de Ensino Superior do Gammon, entidade que é sua mantenedora até os dias atuais.

A FAGAMMON, comprometida com sua realidade histórica, vem, ao longo de sua trajetória, contribuindo para a formação humana do corpo discente através de conteúdos que favoreçam a reflexão dos estudantes, sensibilizando-os para uma visão crítica, solidária, transformadora e comprometida com a realidade local, regional e nacional.

Esse projeto de educação tem alcançado êxito, através da reunião de profissionais competentes para a condução da filosofia e o alcance pleno dos propósitos da instituição. A fé aliada à razão, como pilar da instauração do progresso humano numa visão humanística, e a busca constante da melhoria da qualidade de vida são a sustentação para realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão que a FAGAMMON leva para além da sala de aula. Incluem-se, também, nesse contexto, os indispensáveis projetos de ações assistenciais que se afinam com a condição filantrópica de sua mantenedora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.