Faculdade Redentor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Centro Universitário Redentor
UniRedentor
Lema "Formando Amigos e Profissionais"
Fundação 07 de março de 2002 (15 anos)
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Centro Universitário Redentor
Localização Brasao-itaperuna.jpg Itaperuna, Brasão RJ BR.png Rio de Janeiro
Diretor(a) Prof. D.Sc. Heitor Antonio da Silva
Campus

Paraíba do Sul

Cores da escola Verde e Branco             
Página oficial redentor.edu.br

O Centro Universitário Redentor é uma instituição de ensino com sede na cidade de Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Desde 2012 também possui um campus na cidade de Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense. Depois de consolidar-se em Itaperuna e em Campos dos Goytacazes, a Redentor chega a Paraíba do Sul, onde foi muito bem acolhida com a mesma disposição e seriedade.

A Faculdade Redentor foi criada na década de 1990 por educadores de Itaperuna e região, mas reconhecida pelo MEC como Instituição Superior de Ensino (IES) em 07 de Março de 2002.[1]

Possui seu campus principal na cidade de Itaperuna onde oferece mais de 21 cursos de graduação, 30 cursos de pós-graduação, 07 cursos técnicos. Bem como ensino maternal, fundamental e médio. O campus Itaperuna atende a região Noroeste Fluminense, Sul do Espirito Santo e Zona da Mata Mineira.

No inicio de 2012 inaugurou um campus na cidade de Campos dos Goytacazes em parceria com o Externado Campista, onde passou a oferecer 9 cursos de graduação licenciados pelo MEC,[2] e mais de 20 cursos de pós-graduação.

A Faculdade também conta com Graduação a distância, com 3 cursos. Polos em Itaperuna e Campos dos Goytacazes.

Em parceria com instituições de ensino em várias cidades do Brasil, oferece cursos presencias de pós-graduação em mais de 30 municípios.[3]

História[editar | editar código-fonte]

O surgimento de uma das grandes instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro, o Centro Universitário Redentor, remonta os anos finais da década de 90, quando um grupo de educadores, através de pesquisas, constatou uma grande emigração de jovens para outras cidades, especialmente para os grandes centros, motivada pela escassez de cursos superiores diferenciados.

Nesse processo, verificou-se que muitos jovens da região, raramente, retornavam às suas origens, caracterizando um fenômeno, até então, não documentado: o êxodo das potencialidades culturais, cognitivas e profissionais, as quais são, de fato, a esperança de desenvolvimento social, econômico e cultural em quaisquer cidades, especialmente as cidades interioranas. Como resultado, a região Noroeste Fluminense estava sendo privada dessas potencialidades.

Passados alguns anos, já em dezembro de 1999, a Sociedade Universitária Redentor, então constituída com vistas à atuação na área educacional, foi consultada, por meio de seus representantes, quanto à possibilidade de instalar, em Itaperuna, uma Instituição Superior de Ensino (IES), de modo que atendesse não somente à localidade, como, também, à região, oferecendo cursos de áreas diferenciadas e inexistentes na cidade. Desse modo, os cursos teriam que atender às necessidades de desenvolvimento da região, com verdadeiro espírito de vanguarda.

Com dedicação e profissionalismo, na histórica data de 07 de março de 2002, a Faculdade Redentor de Itaperuna foi credenciada pelo MEC, com notas máximas de autorização. Mais tarde em 2017, tornando-se a UniRedentor.

A presença da Faculdade Redentor (destacando-se na cidade e região com sua eficiência nos ensinos de graduação e pós-graduação diferenciados) teve, já em 2008, a sua consolidação com todas as suas instalações centralizadas na nova sede, situada em Itaperuna. Hoje, o Grupo Redentor de Ensino é instrumento de vital importância para o desenvolvimento do Sul do Espírito Santo, da Zona da Mata Mineira e de todo o estado do Rio de Janeiro.

Com isso, a Instituição constituiu-se no mais completo Campus Universitário do interior do estado do Rio de Janeiro. Ao ter expandido para 12 Cursos em 2009, bem como a transposição para Centro Universitário em junho de 2017, a Faculdade Redentor modificou decisiva e completamente o conceito de formação superior na região Noroeste Fluminense.

Assim, o Grupo Redentor de Ensino superou-se, indo além do que inicialmente foi pensado (que era conter o êxodo das potencialidades culturais).

Hoje, o Centro Universitário Redentor, que é uma das maiores IES do estado do Rio de Janeiro, educa, prepara e forma os melhores profissionais, que atuam, não somente na região, mas em todo o imenso território brasileiro.

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Itaperuna (Presencial)

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura

Ciências Contábeis

Direito

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Marketing

Medicina

Nutrição

Pedagogia

Psicologia

Serviço Social

Sistemas de Informação

Campus Campos dos Goytacazes (Presencial)

Administração

Direito

Enfermagem

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Mecânica

Marketing

Nutrição

Serviço Social

Campus Paraíba do Sul (Presencial)

Arquitetura e Urbanismo

Engenharia Civil

Engenharia Mecânica

Engenharia de Produção

Serviço Social

Cursos de Graduação - Ensino à Distância

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Tecnólogo em Jogos Digitais

Cursos Técnicos[editar | editar código-fonte]

Centro de Ensino Técnico Redentor (Itaperuna)

Técnico em Edificações

Técnico em Enfermagem

Técnico em Logística

Técnico em Mecânica

Técnico em Radiologia

Técnico em Recursos Humanos

Técnico em Segurança do Trabalho

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.