Centro Universitário Ritter dos Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Faculdade Ritter dos Reis)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Centro Universitário Ritter dos Reis
UniRitter
Nomes anteriores Faculdades Integradas Ritter dos Reis.
Fundação 18 de outubro de 1971 (45 anos)
Tipo de instituição Privada
Localização Porto Alegre e Canoas, Rio Grande do Sul
Reitor(a) Laura Coradini Frantz
Cores da escola Vermelho e Branco
         
Afiliações Laureate International Universities
Página oficial www.uniritter.edu.br

O Centro Universitário Ritter dos Reis, também chamado UniRitter, é uma instituição de ensino superior brasileira, fundada em 1971, com quatro campi localizados nas cidades de Porto Alegre e Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. Recentemente, a UniRitter recebeu a pontuação máxima (nota 5) do Ministério da Educação (MEC) em relação à avaliação de Recredenciamento Institucional e é considerada o melhor Centro Universitário da sua região.

Possui 36 cursos de graduação e 36 especializações em quatro campi: Canoas, FAPA e Zona Sul; além do Exclusivo, destinado aos cursos de pós-graduação. 

A instituição de ensino tem como missão levar a educação de qualidade para um número cada vez maior de alunos e, assim, formar profissionais inquietos, qualificados e éticos para atuar no mercado. 

História[editar | editar código-fonte]

O Centro Universitário Ritter dos Reis foi fundado no dia 18 de outubro de 1971 pelo educador, escritor, teólogo e advogado Romeu Ritter dos Reis (1915-1993), a partir da criação da Faculdade de Direito Ritter dos Reis na cidade de Canoas, tornando-se a primeira instituição de ensino superior desse município. Inicialmente o curso funcionou nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora, no Centro de Canoas, sendo autorizado por um decreto expedido pelo então presidente da República Emílio Garrastazu Médici.[1]

Em 1976, inaugurou-se a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Ritter dos Reis, na Avenida A. J. Renner, na Zona Norte de Porto Alegre. Ao longo do tempo, esta faculdade conquistou destaque regional e nacional, tornando-se referência por sua produção científica e por suas atividades de extensão. Em 1986, um terreno no Morro da Primavera foi adquirido pelas Faculdade Integradas Ritter dos Reis, a fim de se construir ali um prédio com uma infraestrutura completa de ateliês e laboratórios bem-equipados para os alunos de arquitetura. Assim surgiu o atual Campus Zona Sul, situado em uma região chamada "Alto Teresópolis", no bairro Santa Tereza, este limítrofe ao Teresópolis.

Em 1981, a Faculdade de Direito Ritter dos Reis mudou de endereço em Canoas, instalando-se no bairro Niterói, onde está localizado até os dias de hoje o Campus Canoas. No começo e no fim da década de 1990, este campus foi significativamente ampliado com a construção de dois prédios, ambos com mais de mil .

Em 1992, implantou-se no Campus Zona Sul a Faculdade de Educação, Ciências e Letras, oferecendo licenciaturas em Pedagogia e em Letras.

Entre 1999 e início da década de 2000, ocorreu a criação de três outras faculdades: Administração, em 1999; Sistemas de Informação, em 2001; e Design Gráfico, em 2002. Essa expansão possibilitou que as Faculdades Integradas Ritter dos Reis se transformassem em Centro Universitário em 6 de dezembro de 2002, com reconhecimento do Ministério da Educação pela portaria n.º 3357. Em 2003, uma segunda faculdade de Direito foi instalada, desta vez no Campus Zona Sul.

Em 2010, o UniRitter anunciou sua associação com o grupo Laureate International Universities, a maior rede mundial de ensino superior, com o objetivo de não só atingir o patamar de universidade, como também de ampliar as atividades de alunos e professores através de intercâmbios.[2]

Em 2010, o Centro Universitário passou a oferecer o curso de Engenharia Civil. E, em 2011, Relações Internacionais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fisioterapia e Biomedicina. Esses dois últimos bacharelados foram os primeiros da área de saúde na UniRitter.

Em 2012, cinco novos cursos foram lançados: Design de Games, Enfermagem, Farmácia, Marketing e Gestão de Recursos Humanos. Os cursos de Nutrição, Psicologia, Medicina Veterinária, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis e Ciência da Computação vieram em 2013.

Nos últimos dois anos, entre 2014 e 2016, a instituição continuou crescendo, com o lançamento do Exclusivo, um campus totalmente destinado à área de latu sensu com especializações e MBAs. E, na sequência, com a aquisição da FAPA, possibilitando a ampliação da oferta de educação de qualidade também na zona norte e leste de Porto Alegre.

Além da criação de novos cursos: Relações Públicas, Engenharia de Controle e Automação (ambos em 2014), assim como História (em 2015) e por último, Ciências Biológicas e Gastronomia em 2016.

Ingresso[editar | editar código-fonte]

Existem quatro formas de ingresso: vestibular, transferência, segunda graduação e ENEM. O processo para ingresso através do vestibular contempla uma prova com conhecimentos específicos referentes ao Ensino Médio. São avaliadas sete áreas de conhecimento: Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química e Biologia.  Além disso, cada curso tem até 30% de suas vagas destinadas a candidatos que desejem aproveitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).[3]

Campi[editar | editar código-fonte]

O prédio "D" do Campus Zona Sul.
Unidade Endereço
Canoas Rua Santos Dumont, 888, Bairro Niterói, CEP 92120-110
Porto Alegre - Zona sul Rua Orfanotrófio, 555, Bairro Alto Teresópolis, CEP 90840-440
Porto Alegre - Zona Sul Av. Wenceslau Escobar, 1040, Bairro Tristeza, CEP 91900-000
Porto Alegre - FAPA Av. Manoel Elias, 2001, Bairro Passo das Pedras, CEP 91240-261

Em 2012 a UniRitter inaugurou um terceiro campus, endereçado na Av. Wenceslau Escobar, 1040, em Porto Alegre. O campus é exclusivo para pós-graduação Latu Sensu (especializações, MBAs e extensão) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado).[4][5]

Em 2014 a UniRitter inaugurou seu quarto Campus UniRitter Campus FAPA na Av. Manoel Elias, 2001.

Bibliotecas[editar | editar código-fonte]

As bibliotecas da UniRitter oferecem à comunidade acadêmica um variado e grande acervo nos campi Zona Sul, Canoas e Fapa, compreendido por livros, teses, dissertações, periódicos, DVDs, mapas e CD-ROMs, disponíveis tanto para consulta como para empréstimo. Para facilitar a busca, o centro universitário oferece o Sistema Pergamum, um moderno software de automação de bibliotecas. O catálogo se apresenta de maneira interativa, para que seja possível localizar qualquer material que esteja em uma das bibliotecas, de maneira simples e rápida.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Campus Zona Sul[editar | editar código-fonte]

Campus FAPA[editar | editar código-fonte]

Campus Canoas[editar | editar código-fonte]

Especialização (por áreas de ensino)[editar | editar código-fonte]

Mestrado[editar | editar código-fonte]

Doutorado[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Centro Universitário Ritter dos Reis
|}|}