Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FBAUL, 2012

A Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é uma instituição de ensino público universitário dedicada ao ensino e investigação nas áreas da Pintura, Escultura, Design de Equipamento, Design de Comunicação e Arte e Multimédia, Ciências da Arte e do Património e Desenho.

As suas instalações, no Convento de São Francisco, situam-se no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, perto do Chiado.

Criada em 1925, a Escola de Belas-Artes de Lisboa, chamada Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL) a partir de 1950, foi integrada na Universidade de Lisboa em 1992, adoptando a actual denominação.

O Departamento de Arquitectura da ESBAL foi autonomizado da escola, em 1979, transformando-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Academia de Belas-Artes / Academia Real de Belas-Artes[editar | editar código-fonte]

A partir de Alberti as artes deixam de ser vistas como uma atividade estritamente manual; Leonardo da Vinci aprofunda essa noção, considerando o desenho como cosa mentale, ligado portanto, em primeiro lugar, ao processo intelectual. Esta alteração irá determinar, a partir do século XVI, a reconfiguração do ensino artístico; surgem as Academias, com o objetivo de transmitir não apenas as técnicas mas também formação teórica.

Em Portugal o processo inicia-se com Filipe II, que cria a Aula do Risco do Paço da Ribeira em 1594; o ensino das artes percorre depois várias etapas, que conduzirão, em 1836, à criação da Academia de Belas-Artes (instalada, desde o início, no Convento de S. Francisco, Chiado, onde ainda hoje está sediada a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa).

Em 1862 a Academia passa a designar-se Academia Real de Belas-Artes.

Em 1881 é feita uma grande reforma pedagógica. Dá-se a separação do sector escolar da Academia. Em 1901 é publicado o Regulamento da Academia Nacional de Belas-Artes. Em 1911 é feita uma reforma do ensino e publicado decreto que reorganiza as Escolas de Belas-Artes. A Academia é extinta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.